Processos de singularização e histórias de vida dos sujeitos participantes de um projeto de extensão universitária

Autores

  • Ilana Assbú Linhales Rangel UNIRIO

Resumo

Por meio do presente artigo, será apresentado um extrato de pesquisa de curso de doutorado em andamento no Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (PPGM-UNIRIO). O objetivo de tal pesquisa é conhecer, analisar e problematizar a formação possibilitada pela e na experiência de jovens participantes de um projeto de extensão universitária, de modo a identificar como cada um se constituiu sujeito a partir do vivido. Intitulado “Juventude, Prática Musical e Expressão: vivendo e criando música com jovens”, o projeto de extensão é desenvolvido com estudantes e ex-estudantes do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira, o CAp/UERJ, desde 2003 e também com membros da comunidade externa a este campo. As experiências vividas no referido projeto de extensão são pautadas, dentre outros, no conceito de processos de singularização conforme estabelecido por Félix Guattari (1987; 2012; GUATTARI; ROLNIK, 1996), que aqui será abordado. Através da dialogicidade passado/presente revelada pelas histórias de vida dos jovens colaboradores desta investigação, pôde-se fazer o levantamento de dados necessários. O método biográfico articulado ao método cartográfico e em especial a história de vida (ALBERTI; MEIHY; HOLANDA) como técnica de coleta de dados, outro aspecto que aqui será abordado, organizam o desenho metodológico da pesquisa. Pretende-se que as reflexões provocadas a partir deste estudo possam contribuir para a Educação Básica informando sobre as escolhas pedagógico-musicais constituídas no ambiente escolar e sobre os processos de ensino-aprendizagem daí decorrentes, de modo que se possa refletir acerca da luta cotidiana necessária para a construção de uma educação como ato político tendo em vista um projeto coletivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ilana Assbú Linhales Rangel, UNIRIO

PPGM-D

Downloads

Publicado

2018-05-31

Edição

Seção

Artigos - Educação Musical