Processos de singularização e histórias de vida dos sujeitos participantes de um projeto de extensão universitária
Resumo
Por meio do presente artigo, será apresentado um extrato de pesquisa de curso de doutorado em andamento no Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (PPGM-UNIRIO). O objetivo de tal pesquisa é conhecer, analisar e problematizar a formação possibilitada pela e na experiência de jovens participantes de um projeto de extensão universitária, de modo a identificar como cada um se constituiu sujeito a partir do vivido. Intitulado “Juventude, Prática Musical e Expressão: vivendo e criando música com jovens”, o projeto de extensão é desenvolvido com estudantes e ex-estudantes do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira, o CAp/UERJ, desde 2003 e também com membros da comunidade externa a este campo. As experiências vividas no referido projeto de extensão são pautadas, dentre outros, no conceito de processos de singularização conforme estabelecido por Félix Guattari (1987; 2012; GUATTARI; ROLNIK, 1996), que aqui será abordado. Através da dialogicidade passado/presente revelada pelas histórias de vida dos jovens colaboradores desta investigação, pôde-se fazer o levantamento de dados necessários. O método biográfico articulado ao método cartográfico e em especial a história de vida (ALBERTI; MEIHY; HOLANDA) como técnica de coleta de dados, outro aspecto que aqui será abordado, organizam o desenho metodológico da pesquisa. Pretende-se que as reflexões provocadas a partir deste estudo possam contribuir para a Educação Básica informando sobre as escolhas pedagógico-musicais constituídas no ambiente escolar e sobre os processos de ensino-aprendizagem daí decorrentes, de modo que se possa refletir acerca da luta cotidiana necessária para a construção de uma educação como ato político tendo em vista um projeto coletivo.Downloads
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Publicado
2018-05-31
Edição
Seção
Artigos - Educação Musical