Jogos de improvisação livre na iniciação coletiva ao violoncelo: resultados parciais de uma pesquisa-ação em três contextos no estado de São Paulo (Menção Honrosa)

Autores

  • Marta Brietzke USP

Resumo

Nesta comunicação, trato de um estudo sobre o uso de jogos de improvisação livre no ensino do violoncelo. O objetivo desta pesquisa, em nível de mestrado, é investigar, mais especificamente, a implementação de jogos de improvisação na iniciação coletiva ao instrumento em três instituições do estado de São Paulo. O estudo se configura como uma pesquisa-ação, na qual têm sido utilizadas como técnica de coleta de dados: a observação participante, a aplicação de questionário junto a 24 estudantes, bem como o uso de entrevistas semiestruturadas com os professores. Como resultados parciais, é possível indicar que, na implementação dos jogos elaborados, baseados nas proposições presentes em Alonso (2007), Brito (2003, 2011), Costa (2016), Gainza (2009), Salles (2002), Santos e Kater (2017), a maioria dos alunos compreendeu a proposta como uma forma de manifestação e criação musical. Grande parte dos estudantes relatou que se sentiu confortável ao praticar os jogos de improvisação, calcados na música contemporânea, reconhecendo a construção de discursos musicais nas atividades, bem como uma maior integração com seus colegas de classe. Os professores, porém, têm demonstrado preocupação com conteúdos sobre técnica, o que sugere que o ensino do instrumento tende a ser visto como foco na resolução de problemas de ordem técnica. Considero, por ora, que as expectativas deste trabalho têm sido correspondidas. Acredito que este trabalho possa trazer para a área da educação musical maior embasamento teórico acerca do uso da livre improvisação como ferramenta pedagógica, com um exemplo prático da aplicação e funcionalidade de jogos de improvisação. Considero que, a partir desta abordagem, outros jogos musicais possam ser compilados ou criados para a utilização na iniciação coletiva do violoncelo e de outros instrumentos, podendo futuramente também se configurar como objetos de investigação.

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Biografia do Autor

Marta Brietzke, USP

PPGM

Mestrado

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Publicado

2018-05-31

Edição

Seção

Artigos - Educação Musical