Entre técnicas e tecnologias: caminhos da produção de som em estúdios de gravação (Menção Honrosa)

Autores

  • Daniel Ferreira Wainer UFRJ

Resumo

Este trabalho se propõe a pensar diferentes circuitos e processos de produção musical por meio de uma atenção especial às técnicas e tecnologias utilizadas em estúdios de gravação. Objetiva-se investigar a materialização e edição do som tendo em vista a noção de “mundo artístico” e suas consequentes derivações teóricas. Tal trajeto vai do advento da gravação e alguns de seus efeitos mais visíveis ao desempenho corporal necessário para a produção de sons em instrumentos musicais como o violão, a voz e o trombone, passando por certas técnicas de registro e manipulação de áudio, e pela forma de organização do mundo artístico dos estúdios. Em termos metodológicos, utilizo material bibliográfico, documental – gravações musicais – e etnográfico baseado em trabalho de campo realizado em estúdios de gravação da cidade do Rio de Janeiro e de São Paulo. Essa empreitada é guiada pela hipótese de que uma etnografia dos estúdios pode trazer subsídios para maior compreensão dos processos e relações de produção no contexto da indústria fonográfica. De onde vêm as certezas do artista, do instrumentista ou do produtor musical? Qual o critério utilizado para se optar por um caminho estético ou outro? Onde se estabelecem fagulhas de criatividade e autoria em diferentes circuitos de produção? Como circulam noções de “parte” e “todo” em um lugar de criação, os estúdios, no qual você não “chega mais com tudo pronto”, como diz um de meus interlocutores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Ferreira Wainer, UFRJ

PPGAS

MN

Doutorado

Downloads

Publicado

2018-06-01

Edição

Seção

Artigos - Etnomusicologia