Entre técnicas e tecnologias: caminhos da produção de som em estúdios de gravação (Menção Honrosa)
Resumo
Este trabalho se propõe a pensar diferentes circuitos e processos de produção musical por meio de uma atenção especial às técnicas e tecnologias utilizadas em estúdios de gravação. Objetiva-se investigar a materialização e edição do som tendo em vista a noção de “mundo artístico” e suas consequentes derivações teóricas. Tal trajeto vai do advento da gravação e alguns de seus efeitos mais visíveis ao desempenho corporal necessário para a produção de sons em instrumentos musicais como o violão, a voz e o trombone, passando por certas técnicas de registro e manipulação de áudio, e pela forma de organização do mundo artístico dos estúdios. Em termos metodológicos, utilizo material bibliográfico, documental – gravações musicais – e etnográfico baseado em trabalho de campo realizado em estúdios de gravação da cidade do Rio de Janeiro e de São Paulo. Essa empreitada é guiada pela hipótese de que uma etnografia dos estúdios pode trazer subsídios para maior compreensão dos processos e relações de produção no contexto da indústria fonográfica. De onde vêm as certezas do artista, do instrumentista ou do produtor musical? Qual o critério utilizado para se optar por um caminho estético ou outro? Onde se estabelecem fagulhas de criatividade e autoria em diferentes circuitos de produção? Como circulam noções de “parte” e “todo” em um lugar de criação, os estúdios, no qual você não “chega mais com tudo pronto”, como diz um de meus interlocutores.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2018-06-01
Edição
Seção
Artigos - Etnomusicologia