Mapeamento dos processos composicionais na Sonata para Violino Op.14 de Leopoldo Miguéz (Menção Honrosa)

Autores

  • Desirée Johanna Mesquita Mayr UFRJ

Resumo

Este artigo, integrando uma pesquisa de doutorado em andamento, apresenta referencial teórico (CAPLIN, 1998; KOPP, 2002; HEPOKOSKY e DARCY, 2006), metodologia e principais resultados de uma análise estrutural (considerando macro e microformas e relações tonais) da Sonata para Violino Op.14 de Leopoldo Miguéz. Tal estudo tem como principal propósito, considerando os objetivos da pesquisa, fornecer uma adequada contextualização formal e tonal para uma detalhada análise das relações derivativas que conectam as ideias temáticas, o que será realizado tomando como comparação outra obra de mesmo gênero contemporânea, a sonata Op.78 de Brahms (omitida neste trabalho). A análise estrutural da sonata de Miguéz, cujos resultados são sumarizados no presente artigo, revela não apenas uma organização formal-tonal de considerável complexidade e consistente em relação à prática romântica tardia, como procedimentos composicionais peculiares, aos quais é também possível acrescentar aspectos sintonizados com procedimentos não normativos (deformations, de acordo com Hepokosky e Darcy, 2006) compartilhados por outros compositores românticos europeus.

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Biografia do Autor

Desirée Johanna Mesquita Mayr, UFRJ

PPG

Doutorado

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Publicado

2018-06-01

Edição

Seção

Artigos - Linguagem e Estruturação/Teoria da Música/Sonologia