As influências dos 24 Caprichos, op. 1 de Nicolò Paganini nos Caprichos para violino solo de Marcos Salles

Autores

  • Álisson Carvalho Berbert UNIRIO

Resumo

O presente artigo investiga as influências inovadoras de Nicolò Paganini, representadas pelos seus 24 Caprichos, op. 1, na composição intitulada Caprichos para violino solo do brasileiro Marcos Salles. As principais características do estilo técnico paganiniano foram identificadas a partir de revisão bibliográfica e utilizadas como critérios para a análise. Com o objetivo de evidenciar as implicações da escrita de Paganini na obra de Salles, utilizamos como ferramenta a análise comparativa entre as composições selecionadas. Observamos que os principais elementos do estilo paganiniano estão presentes na obra de Marcos Salles. Apesar de Salles demonstrar uma aplicação ainda conservadora quanto à utilização do registro agudo do violino em comparação com os 24 Caprichos de Paganini, observa-se a presença de harmônicos artificiais simples e duplos nos Caprichos de Marcos Salles, fato que não é verificado na obra paganiniana. Por fim, devido à diversidade técnico-violinística, que demonstra o domínio instrumental do performer, e à importância histórica da obra, entendemos ser pertinente o incentivo à performance desta composição brasileira, ainda pouco valorizada e tocada.

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Biografia do Autor

Álisson Carvalho Berbert, UNIRIO

PPGM

Doutorado

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Publicado

2018-06-02

Edição

Seção

Artigos - Teoria e Prática da Interpretação Musical