Bandas Militares como objeto historiográfico e a banda de música da polícia do Ceará (c.1850-1930)
Resumo
Os novos debates epistemológicos sobre música que emergiram a partir da década de 1980, principalmente entre musicólogos anglo-saxônicos, acabaram por repensar os diversos campos de estudo do conhecimento musical. Neste sentido, objetos de pesquisa ligados à “banda de música”, antes ignorados pelos estudiosos acadêmicos, foram agora repensados como matéria de investigação. Mesmo com o aumento de interesse pelo assunto, estudos sobre “bandas de música militares”, ligados ao Exército nacional e a Marinha, continuaram escassos. Globalmente, bandas militares deste período, de uma maneira geral, provocaram uma forte influência na vida musical de várias cidades do mundo, seja patrocinando a música local, fomentando um mercado de música ou difundindo o ensino dos intrumentos de sopro. No caso brasileiro, as bandas formadas nos batalhões locais do exército e nas polícias militares constituídas nos estados brasileiros durante o século XIX ainda são assuntos pouco explorados pelos pesquisadores. Um dos motivos para este pouco interesse – no contexto global e brasileiro - foi a desconfiança mútua encarada pela aproximação das instituições militares e o meio acadêmico. Neste último contexto, esta desconfiança foi reflexo da ditadura política vivida pelo país antes de 1980. As diversas forças policiais militares instituídas nas cidades brasileiras do século XIX foram organismos musicais bastante atuantes e presentes nas sociedades locais. Com o objetivo de auxiliar as novas pesquisas sobre este tema, este texto apresenta um estado da arte sobre as “bandas de música militares” em um contexto nacional e internacional tendo a banda de música da Força Policial Militar do Ceará como fio condutor do levantamento bibliográfico.Downloads
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