Aspectos interpretativos no Primeiro Movimento do Concertante para Tímpanos e Orquestra, de Dimitri Cervo

Autores

  • Pedro Paiva Garcia Sá UNIRIO

Resumo

Este artigo trata de alguns aspectos interpretativos do primeiro movimento do Concertante para Tímpanos e Orquestra, de Dimitri Cervo, composto em 2015, por encomenda do presente autor, solista da primeira audição da obra. Devido à tendência atual de os compositores tratarem os tímpanos como tom toms gigantes, pouco explorando os pedais, o presente autor encomendou a Cervo o Concertante. Trata-se do primeiro concerto para tímpanos e orquestra sinfônica completa na música brasileira, explorando as possibilidades melódicas do instrumento com apenas cinco tambores, através do uso de pedais, empregando a técnica de Pedal Accent e também glissandi, estabelecendo uma clara distinção entre ambos. A análise da forma buscou delimitar as sessões do movimento em questão, acompanhada de sugestões interpretativas para diversos baquetamentos e planos de afinação. Embora outros planos de afinação sejam possíveis, Cervo foi elaborando a obra com constante assessoria do presente autor, de tal modo que esses planos foram servindo como referência para o compositor na estruturação da composição. Espera-se que este trabalho sirva de guia para novas interpretações da obra, além de estímulo a novas composições para tímpanos solo, material ainda escasso dentro do repertório brasileiro.

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Biografia do Autor

Pedro Paiva Garcia Sá, UNIRIO

PPGM

Doutorado

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Publicado

2018-06-04

Edição

Seção

Pôsteres