DENTRE FRAGMENTOS SETECENTISTAS DA CIDADE DE SÃO SEBASTIÃO DO RIO DE JANEIRO

DA CONSTRUÇÃO DA CIDADE ÀSUA VIDA RELIGIOSA NO SÉCULO XVIII

Autores

Palavras-chave:

Século XVIII

Resumo

Este artigo tem por objetivo aproximar-se do contexto religioso e de suas vivências em uma das cidades mais importantes da colônia portuguesa na América no século XVIII. As formas como transcorreram a implantação da cidade, a superação dos desafios naturais, bem como as transformações urbanas ao longo deste período, expressam aspectos não só da sua fisionomia física, mas social, econômica, política e, sobretudo, como é o caso desta análise, do âmbito religioso. Essas mudanças configuram o Rio de Janeiro nas mais diversas formas e características da sua vida religiosa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diego Santos Barbosa, PPGH-UNIRIO

Doutorando em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (PPGH-UNIRIO). Mestre em História pela mesma instituição e programa (PPGH-UNIRIO). Mestre em Ciência da Religião pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião da Universidade Federal de Juiz de Fora (PPCIR-UFJF). Autor do livro: A Festa do Divino Espírito Santo em Paraty: Entre o Religioso e o Secular, Editora: Paco Editorial (2018). Bacharelado e Licenciatura em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Ex-bolsista pesquisador do Núcleo de Estudos da Religião (NUER/UERJ - 2010-2011) e Ex-bolsista do Núcleo de Estudos da Antiguidade (NEA/UERJ - 2012-2013). Atualmente cursa Bacharelado em Psicologia pela Universidade IBMR e Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Participação como pesquisador nos núcleos de pesquisa: CRELIG (UFRRJ); MANTO e ECCLESIA (UNIRIO). É professor de História e Sociologia do Estado do Rio de Janeiro (SEEDUC). Tem interesse nos estudos de História, Psicologia, Antropologia, Filosofia e Religião. Realização do Intercâmbio na Universidade de Coimbra - Portugal (2011). Prêmio de Menção Honrosa conferido pela Prefeitura do Município de Magé / Secretaria de Educação e Cultura (2014).

Publicado

2022-10-01

Como Citar

Santos Barbosa, D. (2022). DENTRE FRAGMENTOS SETECENTISTAS DA CIDADE DE SÃO SEBASTIÃO DO RIO DE JANEIRO: DA CONSTRUÇÃO DA CIDADE ÀSUA VIDA RELIGIOSA NO SÉCULO XVIII. Humanidades Em Revista, 4(1), 16–28. Recuperado de http://seer.unirio.br/hr/article/view/11497