ANÁLISE DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMETO SOBRE A ABORDAGEM INTERACIONISTA: ESTUDO DE CASO NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MOODLE

Fabiano Viana Andrade, Arilise Moraes Almeida Lopes

Resumo


Diante da realidade tecnológica de constantes inovações no qual estamos inseridos, o fenômeno educação a distância passa a ser entendido como parte de um processo de inovação educacional mais amplo que envolve a integração das tecnologias de informação e comunicação nos processos educacionais. O presente trabalho tem como objetivo analisar as possibilidades de interação e colaboração para construção do conhecimento, tomando como objeto de estudo uma atividade proposta na interface “Fórum” da Plataforma Moodle no Instituto Federal Fluminense (IFF).
A forma como se deu as interações apresentou resultado positivo quanto à interação para a construção do conhecimento colaborativo. Entende-se que a interação ocorreu de modo assíncrono, de três formas diferentes: aluno-conteúdo; aluno-professor e aluno-aluno. Esses resultados demonstram a relevância da interface, assim como as possibilidades de enriquecimento
intelectual disposta na mesma, onde a adesão a espaços virtuais como AVAs apontam diversos aspectos reflexivos construtivos e colaborativos.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.9789/2179-1430.2014.v2i2.34-41