O ENSINO DE HISTÓRIA SOB UMA PERSPECTIVA HISTÓRICO-LITERÁRIA DE O CORTIÇO

Autores

  • Sergio Luiz Riça Leal Universidade Veiga de Almeida (UVA)

Palavras-chave:

Educação básica; Interdisciplinaridade; Literatura Brasileira; Práticas docentes.

Resumo

Este trabalho pretende abordar interdisciplinarmente a obra O Cortiço, marco da literatura naturalista brasileira no final do século XIX. A obra de Aluísio Azevedo ganha destaque pela definição biológica, uma vez que, nela, o meio social se manifesta através das leis naturais. Ao propor um trabalho interdisciplinar entre história e literatura, ressaltamos a importância da leitura crítico-reflexiva na formação do aluno. Sob este viés, pretendemos, a partir da abordagem de O Cortiço, trabalhar o estereótipo da mulher marginalizada pela sociedade do século XIX e promover uma análise comparativa com o estereótipo da mulher atual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-02-22

Como Citar

Riça Leal, S. L. (2024). O ENSINO DE HISTÓRIA SOB UMA PERSPECTIVA HISTÓRICO-LITERÁRIA DE O CORTIÇO. Humanidades Em Revista, 5(1), 148–152. Recuperado de https://seer.unirio.br/hr/article/view/12180

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISA