O USO DE CÓDIGOS QR COMO FERRAMENTA ACESSÍVEL DE COMUNICAÇÃO EM ATRATIVOS TURÍSTICOS

UM ESTUDO DE CASO DE CURITIBA

Autores

  • Claudia Cristina Sanzovo Unicesumar

Palavras-chave:

turismo, Qr-code, tecnologia, acessibilidade, Curitiba

Resumo

As inovações tecnológicas desempenham um papel fundamental na transformação de vários setores da economia mundial, incluindo o turismo. O uso de ferramentas tecnológicas auxilia a comunicação, a acessibilidade e permite novas experiências aos turistas. Neste sentido, este estudo de caso explora o uso de códigos QR como ferramenta acessível de comunicação nos atrativos turísticos da cidade de Curitiba, extraindo insights da observação presencial, da literatura contemporânea e da pesquisa acadêmica. Para tanto, utilizamos uma metodologia qualitativa, de caráter exploratório através da análise bibliográfica relacionada à temática de turismo, acessibilidade e tecnologia. Como resultado, identificados que, apesar dos esforços para a implantação de códigos QR em atrativos turísticos de grande fluxo de pessoas e turistas, esta ferramenta tecnológica não tem sido explorada em seu total potencial de acessibilidade e propagação de informações do destino turístico. Isso ocorre, principalmente pela existência de barreiras de acesso como: a inexistência, a desativação ou a falta de manutenção dos códigos, além da pouca interatividade dos conteúdos e a falta de códigos QR facilitados para pessoas com necessidades especiais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudia Cristina Sanzovo, Unicesumar

Bacharel em Turismo pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE (2004). Especialista em Marketing e Negócios pela Faculdade Internacional de Curitiba - FACINTER(2005). Licenciatura em Letras Português-Inglês na Universidade de Maringá - UNICESUMAR (2021). Mestre em Estudos de Linguagens pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR (2022). Especialista em Educação Digital pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB (2023). Experiência profissional em agências de viagens, consultoria, eventos e assistente de diretoria a bordo de cruzeiros marítimos internacionais. Atualmente atua como guia de turismo, professora de línguas estrangeiras (inglês e italiano) e faz parte do Grupo de Estudos do Texto e do Discurso (GETD) ligado ao programa de pós graduação em Estudos de Linguagens - PPGEL - UTFPR e desenvolve suas pesquisas nos campos da leitura e escrita em ambientes digitais.

Publicado

2024-12-14

Como Citar

Sanzovo, C. C. (2024). O USO DE CÓDIGOS QR COMO FERRAMENTA ACESSÍVEL DE COMUNICAÇÃO EM ATRATIVOS TURÍSTICOS: UM ESTUDO DE CASO DE CURITIBA . Humanidades Em Revista, 6(2), 291–312. Recuperado de https://seer.unirio.br/hr/article/view/13409

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIA