O USO DE CÓDIGOS QR COMO FERRAMENTA ACESSÍVEL DE COMUNICAÇÃO EM ATRATIVOS TURÍSTICOS

UM ESTUDO DE CASO DE CURITIBA

Autores/as

  • Claudia Cristina Sanzovo Unicesumar

Palabras clave:

turismo, Qr-code, tecnologia, acessibilidade, Curitiba

Resumen

As inovações tecnológicas desempenham um papel fundamental na transformação de vários setores da economia mundial, incluindo o turismo. O uso de ferramentas tecnológicas auxilia a comunicação, a acessibilidade e permite novas experiências aos turistas. Neste sentido, este estudo de caso explora o uso de códigos QR como ferramenta acessível de comunicação nos atrativos turísticos da cidade de Curitiba, extraindo insights da observação presencial, da literatura contemporânea e da pesquisa acadêmica. Para tanto, utilizamos uma metodologia qualitativa, de caráter exploratório através da análise bibliográfica relacionada à temática de turismo, acessibilidade e tecnologia. Como resultado, identificados que, apesar dos esforços para a implantação de códigos QR em atrativos turísticos de grande fluxo de pessoas e turistas, esta ferramenta tecnológica não tem sido explorada em seu total potencial de acessibilidade e propagação de informações do destino turístico. Isso ocorre, principalmente pela existência de barreiras de acesso como: a inexistência, a desativação ou a falta de manutenção dos códigos, além da pouca interatividade dos conteúdos e a falta de códigos QR facilitados para pessoas com necessidades especiais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Claudia Cristina Sanzovo, Unicesumar

Bacharel em Turismo pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE (2004). Especialista em Marketing e Negócios pela Faculdade Internacional de Curitiba - FACINTER(2005). Licenciatura em Letras Português-Inglês na Universidade de Maringá - UNICESUMAR (2021). Mestre em Estudos de Linguagens pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR (2022). Especialista em Educação Digital pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB (2023). Experiência profissional em agências de viagens, consultoria, eventos e assistente de diretoria a bordo de cruzeiros marítimos internacionais. Atualmente atua como guia de turismo, professora de línguas estrangeiras (inglês e italiano) e faz parte do Grupo de Estudos do Texto e do Discurso (GETD) ligado ao programa de pós graduação em Estudos de Linguagens - PPGEL - UTFPR e desenvolve suas pesquisas nos campos da leitura e escrita em ambientes digitais.

Publicado

2024-12-14

Cómo citar

Sanzovo, C. C. (2024). O USO DE CÓDIGOS QR COMO FERRAMENTA ACESSÍVEL DE COMUNICAÇÃO EM ATRATIVOS TURÍSTICOS: UM ESTUDO DE CASO DE CURITIBA . Humanidades Em Revista, 6(2), 291–312. Recuperado a partir de https://seer.unirio.br/hr/article/view/13409

Número

Sección

RELATOS DE EXPERIÊNCIA