Archives

  • DOSSIÊ TURISMO ACESSÍVEL
    Vol. 6 No. 2 (2024)

           O turismo é um fenômeno social complexo que agrega práticas socioculturais e mobiliza uma ampla e dinâmica gama de setores econômicos. Enquanto forma particular de lazer, a experiência turística evidencia outras dimensões igualmente relevantes, que convergem para debates em torno dos direitos sociais das diversas parcelas da sociedade. Nessa conjuntura, a preocupação com a acessibilidade aos espaços e às experiências turísticas de pessoas com deficiências e mobilidade reduzida busca a implementação e a garantia de condições de uso autônomo e seguro. As pesquisas e o debate em torno da acessibilidade no turismo são importantes para compreender as múltiplas dimensões dessas questões, pensar criticamente as responsabilidades dos diferentes segmentos que atuam no campo do turismo, bem como embasar a formulação de estratégias para reversão e superação das diferentes barreiras à acessibilidade no turismo.

          O Dossiê Turismo Acessível da Humanidades em Revista tem por objetivo reunir reflexões teóricas e práticas, que reflitam a interdisciplinaridade e a diversidade de aspectos que direcionam o debate em torno do turismo acessível.

    Organização: Joice Lavandoski, Tiago Juliano, Maria Jaqueline Elicher, Janicy Aparecida Pereira Rocha, Bruna Ranção Conti.

                                                                               mceclip0.jpg

  • VARIA
    Vol. 6 No. 1 (2024)

    Este número da Humanidades em Revista reitera a sua interdisciplinaridade contemplando artigos de pesquisadores experientes ou em formação que concernem às preocupações éticas em diversas áreas do conhecimento. Uma apresentação crítica de pesquisas que utilizaram a Análise Temática como metodologia, observando construções que garantam a eficiência das pesquisas, anuncia o que é a eticidade nas investigações que abordam seres humanos descrevendo modos de pensar e de proceder em pesquisas, de modo a evitar as armadilhas das preconcepções e dos esquemas interiorizados por hábitos sociais. Com a abordagem histórica, temos a demonstração da importância de Florence Nightingale para a mudança de paradigma na medicina, com a criação das unidades de terapia intensiva e a individualização dos doentes, legitimando o papel da enfermagem no cuidado constante e na humanização, fundamentais para sobrevivência e a  promoção da saúde dos pacientes. O artigo sobre Mia Couto mostra as tentativas de consolidação de uma identidade nacional no período pós-independência de Moçambique e a impregnação dos valores coloniais. Em seguida, a descoberta de documentação inédita em Itapira, cidade paulista em que era plantado café, revela um passado obliterado da escravidão africana; o próximo artigo discorre sobre o conceito de necropolítica, de Achille Mbembe, que encontra repercussão no movimento pós-colonial brasileiro. A seguir, uma reflexão sobre as implicações sociais do capitalismo de vigilância, percorrendo os estudos de Shoshana Zuboff . Em dois artigos na área da educação, vemos a preocupação em fornecer aos educadores sugestões de abordagem e solução de problemas prementes. No primeiro, busca-se chamar a atenção de educadores para a necessidade do enfrentamento e  mitigação das situações de luto por que passam crianças e adolescentes. No segundo, vemos uma reflexão sobre os desafios diante dos problemas ambientais e a implantação da horta escolar como um passo significativo. A seção Relato de Pesquisa traz um estudo sobre o cuidado ideal de neonatos prematuros e a diminuição de danos causados pela oxigenoterapia. Encerrando este número, temos o Relato de  Experiência apresentando uma oficina de cianotipia, técnica fotográfica do século XIX, em que se buscou, com meios artísticos acessíveis, de forma teórica e prática, despertar a reflexão, a criatividade e a poética das participantes.

  • Liliʻuokalani - Lydia Liliʻu Loloku Walania Kamakaʻeha; (1838 –1917). Monarca do Reino do Havaí.

    DOSSIÊ “HISTÓRIA A CONTRAPELO”: CORPO, RACISMO E EXPLORAÇÃO DO TRABALHO DOMÉSTICO FEMININO SOB UMA PERSPECTIVA FEMINISTA E DE GÊNERO.
    Vol. 5 No. 2 (2023)

    O presente dossiê visa a contribuir para o campo historiográfico a partir de uma releitura de determinados cânones das ciências humanas, principalmente por meio do enfoque na questão da sexualidade, da raça e do gênero. Partindo de uma abordagem multidisciplinar, nossas autoras e autores desenvolveram artigos que visam repensar questões culturais, sociais, históricas e trabalhistas - dentre muitas outras - por meio de um novo olhar, pautado nos questionamentos promovidos pelas pensadoras feministas contemporâneas que estudamos ao longo da disciplina Cultura, Poder e Representações, ofertada pelo PPGH da UNIRIO para estudantes de variadas universidades e áreas do conhecimento. Ao analisarem cientificamente o passado partindo de perguntas que vão além da historiografia consolidada, nossas autoras e autores ampliaram suas visões a respeito de narrativas e personagens históricos, trazendo à luz aquelas que por muitos anos estiveram à margem desses cânones. Derivando de experiências particulares ou do desejo de saber mais sobre as excluídas da história, pudemos desenvolver pesquisas capazes de problematizar questões ligadas ao gênero, ao corpo, à sexualidade e à cor em diversas áreas de conhecimento. Entendemos este momento como uma possibilidade de repensar determinados eventos históricos por meio da valorização de movimentos e indivíduos anteriormente silenciados e segregados do processo histórico.

    Organizadoras:  Daiane Alves de Brito, Jéssica Silva Pereira, Paloma Maria Mendes da Cunha

  • VARIA
    Vol. 5 No. 1 (2023)

    Este número da Humanidades em Revista traz artigos e pesquisas de estudantes de áreas de conhecimento distintas, com reflexões sobre a criação de grupos artísticos e culturais e seu contexto social, sobre a função do ambiente na educação, na aprendizagem de idiomas e no letramento, assim como um questionamento sobre a linguagem jurídica. Apresenta também um levantamento histórico de bibliotecas, uma comparação entre Dostoievski e Machado de Assis, um ensaio sobre educação, individualidade e neoliberalismo e, a terminar, uma proposta de ensino de história por meio da literatura.

  • DOSSIÊ RESISTÊNCIA: 10 ANOS DE FILOSOFIA DA UNIRIO & VARIA - Philosophia - A. Dürer woodcut

    DOSSIÊ RESISTÊNCIA: 10 ANOS DE FILOSOFIA DA UNIRIO & VARIA
    Vol. 4 No. 2 (2022)

    Este Dossiê apresenta uma seleção de artigos, elaborada a partir das comunicações de estudantes de diferentes universidades durante a X Semana de Filosofia da Unirio que teve como temática "Resistência: 10 Anos de Filosofia da Unirio". Realizado em novembro de 2021, de modo virtual, o evento reuniu diversos estudantes e professores para debaterem temas que, de um modo ou de outro, marcam a essência do curso de Filosofia da Unirio, tais como: Filosofia Pop, Filosofia da Informação, Filosofia e Educação e Filosofia e Gênero. O evento foi também disponibilizado na íntegra no canal do Youtube. 

    Reunimos neste Dossiê alguns artigos que partiram de apresentações orais na Semana,   mostrando as diferentes questões instigantes e atuais produzidas por nossas universidades, e     demostrando que a filosofia segue resistindo.                                 

                                                                                  Roberta Simões de Oliveira

  • Standard of Ur, 26th century BC, "War" panel. circa 2600 B.C.E. British Museum, London.

    DOSSIÊ CULTURA, PODER E REPRESENTAÇÃO: CAMINHOS E PERSPECTIVAS & VARIA
    Vol. 4 No. 1 (2022)

    Em seu mais recente número, a Humanidades em Revista celebra a vocação interdisciplinar e humanística que dá sentido à sua linha editorial. Ao cumprir o propósito de se constituir como laboratório de experimentação acadêmica para jovens pesquisadores(as), a HR traz, no presente número, um dossiê temático produzido por mestrandos(as) e doutorandos(as) do PPGH/UNIRIO. Já no espaço reservado para autores e autoras convidados e relatos de pesquisa, o(a) leitor(a) encontrará contribuições inéditas para o debate sempre atual acerca da escrita profissional e da vivência universitária em um mundo em crise e acelerada transformação. Por fim, em sintonia com a linha do supracitado dossiê em “Cultura, Poder e Representações”, em Varia trazemos três artigos: o primeiro investiga a gênese dos arranjos institucionais da cidade do Rio de Janeiro a partir de sua materialidade, isto é, os arquivos das bibliotecas jurídicas governamentais. O segundo tematiza a elaboração, nos “Espelhos de Príncipes”, do ideário em torno do poder legítimo do soberano no século XIII. O terceiro, por sua vez, investiga a correspondência do orador romano Marco Túlio Cícero durante seu governo na Cilícia, na qual temas militares permitem aos provinciais obterem o reconhecimento e concessões das autoridades romanas. Encerrando este número, um relato de pesquisa apresenta um projeto de extensão que promove uma prática profissional em Serviço Social condizente com prementes questões sociais brasileiras.

                                                                                                                    Maria Eichler Sant’Angelo
  • Imagem da Capa: The Literary & Philosophical Society of Newcastle upon Tyne.  https://www.facebook.com/thelitandphil

    DOSSIÊ HISTÓRIA E LINGUAGENS & VARIA
    Vol. 3 No. 2 (2021)

    O dossiê “História e Linguagens” aborda um amplo leque do campo historiográfico reunindo textos de pesquisadores que se dedicam à reflexão sobre a natureza do discurso da História a partir do eixo Teoria-Biografia-História da Historiografia, com temas que remetem ao pensamento historiográfico, contribuindo para a compreensão da produção dos historiadores enquanto geradores de conhecimento pela via da análise e da crítica documental e da linguagem literária em suas diversas vertentes.

    A seção Varia apresenta artigos que apontam para o potencial turístico em área do Rio de Janeiro e para as inconsistências na abordagem da velhice e assinalam a legislação ambiental.

  • Anna Engelhardt (Nina Hard) - Colagem ca, 1960., Col. part.

    DOSSIÊ ATUAÇÃO CÊNICA CONTEMPORÂNEA BRASILEIRA e VARIA
    Vol. 3 No. 1 (2021)

           Este dossiê foi organizado no contexto de uma atividade de ensino de pós-graduação cujo eixo foi a tentativa de combinação de três ideias para refletir sobre práticas criativas contemporâneas no território das Artes Vivas considerando a atuação cênica como ponto de partida. Estas ideias se referem à perspectiva de que um olhar contemporâneo é aquele que enfrenta o desafio de se deslocar do estabelecido como norma do tempo (Giorgio Agamben); à hipótese do acontecimento como meta da experiência da atuação; e ao desejo de que sempre brilharão as luzes das pessoas que resistem, como vagalumes que insistem no breu da noite (Georges Didi-Huberman)

            Durante as aulas da disciplina Espacialidades e Teatralidades no Programa de Pós-Graduação em Teatro da Universidade do Estado de Santa Catarina realizamos uma reflexão centrada de atuação cênica considerando a ideia de contemporaneidade proposta por Giorgio Agamben. Nosso principal objeto de estudos foram práticas brasileiras de atuação cênica, mas avançamos imediatamente para o campo das Artes Vivas, fugindo inclusive da dicotomia teatro ou performance.

     

  • Rhetoric-enthroned-invitation-antwerp-landjuweel-1561

    DOSSIÊ RETÓRICA E NARRATIVAS e VARIA
    Vol. 2 No. 2 (2020)

    Este Dossiê se originou de um curso ministrado em conjunto por Anita Almeida e Claudia Beltrão (DH/PPGH-UNIRIO) para estudantes de graduação e de pós-graduação. Reunindo artigos produzidos por graduandos, mestrandos e doutorandos da UNIRIO, UFRJ e UFRRJ, o Dossiê oferece uma série de estudos de casos em variados termos documentais, temáticos, temporais e espaciais. 
  • Dossiê Eurykleia e Varia

    DOSSIÊ EURYKLEIA e VARIA
    Vol. 2 No. 1 (2020)

    Dossiê Eurykleia – Reflexões sobre mulheres (in)visíveis, é fruto dos trabalhos de discentes que participaram do Colóquio Internacional – Construindo a base de dados Eurykleia: Antiguidade e História Digital. O evento foi sediado na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), entre os dias 30 de outubro e 1º de novembro, e contou com a presença de conferencistas das universidades de Paris 1 (Panthéon-Sorbonne), Toulouse (Jean Jaurès) e do Instituto UMR 8210 ANHIMA, como Violaine Sebillote Cuchet (coordenadora geral do projeto Eurykleia), Adeline Grand-Clement, Sophie Lalanne, Carmen Damour e Audrey Vasselin. Da equipe brasileira ligada ao projeto estavam presentes professoras(es) e pesquisadoras(es) como Claudia Beltrão da Rosa (coordenadora da equipe brasileira), Patricia Horvat, Miriam Coser, Lettícia Batista R. Leite, Brian Kibuuka, Fabio Faversani e Deivid Gaia – representantes de instituições públicas como a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

  • Humanidades em Revista” V1 N2 2019.

    “Humanidades em Revista” VARIA - V1 N2 2019. ISSN 2674-6468
    Vol. 1 No. 2 (2019)

    Este volume traz artigos de estudantes e jovens pesquisadores(as) em diferentes níveis de formação, baseados em documentação, bibliografia atualizada e no debate científico pertinente em cada caso. Este número da Humanidades em Revista oferece temas e abordagens variados, de autores(as) provenientes de várias instituições do Rio de Janeiro, como UNIRIO, UFRJ, UERJ, UVA, FMU e Colégio Pedro II. As contribuições aqui reunidas revelam não apenas a qualidade dos estudos e pesquisas realizados no Brasil, mas principalmente a relevância do investimento e cuidado na formação de novas gerações na grande área das Humanidades. Com abordagens e diálogos disciplinares distintos, em um amplo arco temporal que se estende do Oriente Médio Antigo até o Rio de Janeiro contemporâneo, este volume oferece à Comunidade Acadêmica alguns frutos do esforço de discentes e docentes em nossas universidades, e indica o amadurecimento das Humanidades em nosso meio acadêmico neste momento desafiador para todas(os) nós. Varia é, portanto, uma palavra-chave não somente do quotidiano do ensino, da pesquisa e da extensão, mas do interesse maior das Humanidades: o ser humano em toda a suavariedade.

  • Mapa de Pomponio Mela - Humanidades em Revista V1N2 2019

    DOSSIÊ PODER, RELIGIÃO E RELAÇÕES DE GÊNERO NA ANTIGUIDADE E NO MEDIEVO - V1N1 - 2019
    Vol. 1 No. 1 (2019)

    A publicação do Dossiê “Poder, religião e relações de gênero na Antiguidade e no Medievo” acompanha o renovado e crescente interesse dos graduandos brasileiros por essas duas áreas de estudo da História. Por um lado, houve, nos últimos anos, uma verdadeira investida da indústria do entretenimento (Netflix, The History Channel etc.) na produção de conteúdos que recriam o imaginário coletivo a respeito dessas duas temporalidades. Por outro, observamos uma efetiva e consistente reavaliação minuciosa e questionadora por parte dos especialistas acerca dos paradigmas teóricos e interpretativos que orientam nossa compreensão das sociedades do mundo antigo e do medieval. Os autores dos artigos reunidos neste volume aceitaram o desafio de produzir instrumentos de reflexão histórico-crítica em meio ao desdobramentos complexos dessas alterações epistemológicas em contexto pós-moderno. Cumpre salientar que tais trabalhos são a formalização do profícuo debate ocorrido no âmbito da IV Jornada de História Antiga e IX Jornada de Estudos Medievais da UNIRIO,