A INTERFERÊNCIA DA CULTURA LOCAL NA PRODUÇÃO FONÉTICA DOS APRENDIZES BRASILEIROS DE LÍNGUA ESPANHOLA
Resumen
Resumo: O objetivo deste trabalho é mostrar, por meio de dados coletados, que a interferência da língua materna e do entorno social do aluno, exerce grande influência no momento de aquisição de uma língua estrangeira, ainda mais, quando as línguas em contato, compartilham da mesma raiz etimológica como é o caso do português e do espanhol. Para tanto, pautamos nossas reflexões em Alonso Basseto (2001), Barros (1993); Donni de Mirande (1998), Fernández Trindad (2008), Fontanella de Weinberg (1979), Guitart (1983), Masip (2006), Parodi (1977) e Worf & Jiménez (1979). Nessa coleta, observamos que, por causa da influência regional, a grande maioria dos aprendizes brasileiros de língua espanhola que vivem na Zona da Mata em Pernambuco, optam pelo fonema lateral palatal sonoro, devido ao conforto que o parecido ou similar provoca aos estudantes, durante o processo de aquisição de uma língua estrangeira.
Palavras-chave: sociofonética; ensino-aprendizagem; língua espanhola; língua portuguesa; aprendizes brasileiros
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Zaine Guedes da Costa
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Os direitos autorais de qualquer trabalho publicado na Revista pertencerão aos autores. Não haverá qualquer pagamento pela publicação na Revista e a aceitação dos originais implicará na aceitação das condições descritas nas informações sobre a revista constantes do escopo e de todas as regras apresentadas, assim como o respeito à legislação e às normas vigentes concernentes a publicações. A UNIRIO e seus entes subordinados não se responsabilizarão por quaisquer equívocos, questões e contendas entre autores, participantes e/ou entes institucionais que sobrevenham às publicações. O e-mail do autor será disponibilizado no trabalho.
A revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos. É adotada a licença Crative Commons do tipo “Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)”, acessível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/legalcode.pt , segundo a qual, em linhas gerais, é permitindo fazer o download dos trabalhos e o seu compartilhamento para fins educacionais, desde que sejam atribuídos os créditos a seus autores, citando também o repositório dos trabalhos, e sem que se possa alterar o material de nenhuma forma ou utilizá-lo para fins comerciais.