FABULAÇÕES CARNIFICADAS:

ESPECULAÇÕES SOBRE AS AÇÕES PERFORMÁTICAS DE RODRIGO BRAGA

Autores/as

  • Mateus Scota
  • Vinicius Huggy UDESC

Palabras clave:

Rodrigo Braga, Artes Vivas, Sensação, Acontecimento, Performance

Resumen

Este artigo propõe uma discussão sobre a produção de sensações nas ações performáticas de Rodrigo Braga, refletindo como seu trabalho pode contribuir para pensar as práticas de atuação no campo das artes vivas. A partir de um retorno sobre as obras Fantasia da Compensação (2004), Comunhão (2006), Da alegoria perecível (2006), Tônus (2012), Tombo (2015) e Mar Interior (2016), buscamos pontos de experimentação com os conceitos de acontecimento e território para tecer uma especulação teórica sobre suas performances no que tange o problema da representação na perspectiva de uma poética da atuação contemporânea. As imagens discutidas aqui perpassam pela noção de fabulação por modos de tornar-se outro em que os monumentos de sensações do acontecimento atravessam enquanto carnificam.

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Biografía del autor/a

Mateus Scota

Artista, doutorando em Teorias e Práticas do Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina (PPGT/UDESC), mestre em Arte Contemporânea (PPGART/UFSM, 2018). Sua pesquisa procura compreender os aparecimentos Animais, suas representações e relações contemporâneas no campo da arte performática, sob financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de nível Superior - CAPES. E-mail: mateus_scota@yahoo.com .

Vinicius Huggy, UDESC

Ator e pesquisador, mestrando em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina, possui licenciatura em Teatro pela mesma instituição. Pesquisa o conceito e a prática da flor da atuação a partir do paradigma do acontecimento e das novas metafísicas. viniciushuggy@gmail.com

Publicado

2021-08-17

Cómo citar

Scota, M., & Huggy, V. (2021). FABULAÇÕES CARNIFICADAS:: ESPECULAÇÕES SOBRE AS AÇÕES PERFORMÁTICAS DE RODRIGO BRAGA. Humanidades Em Revista, 3(1), 30–57. Recuperado a partir de https://seer.unirio.br/hr/article/view/11200