MODELOS E ASPECTOS CONCEITUAIS DO TURISMO ACESSÍVEL
Palabras clave:
turismo acessível, modelos, conceituação, desenho universal, acessibilidadeResumen
Estudar os modelos e os conceitos de turismo acessível para compreender a dinâmica complexa deste segmento do turismo e orientar o desenvolvimento de uma acessibilidade pragmática dos destinos turísticos, levando em consideração legislações e as necessidades de cada grupo de pessoas e turistas que sentem limitação para realizar viagens. Modelos turísticos oferecem contextos teóricos e práticos que ajudam a analisar, planejar e implementar políticas e práticas no setor, considerando fatores econômicos, sociais, culturais e ambientais. O procedimento teórico-metodológico adotado foi estruturado a partir de três pilares: revisão sistemática de literatura, notas registradas sobre turismo e acessibilidade em eventos nacionais e internacionais, diálogos interativos e reflexões (em construção) fruto da convivência com pessoas com deficiência. Os modelos de turismo acessível discutidos oferecem uma oportunidade de articulação entre os pesquisadores nessa área de pesquisa.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Letícia Lima
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Os direitos autorais de qualquer trabalho publicado na Revista pertencerão aos autores. Não haverá qualquer pagamento pela publicação na Revista e a aceitação dos originais implicará na aceitação das condições descritas nas informações sobre a revista constantes do escopo e de todas as regras apresentadas, assim como o respeito à legislação e às normas vigentes concernentes a publicações. A UNIRIO e seus entes subordinados não se responsabilizarão por quaisquer equívocos, questões e contendas entre autores, participantes e/ou entes institucionais que sobrevenham às publicações. O e-mail do autor será disponibilizado no trabalho.
A revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos. É adotada a licença Crative Commons do tipo “Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)”, acessível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/legalcode.pt , segundo a qual, em linhas gerais, é permitindo fazer o download dos trabalhos e o seu compartilhamento para fins educacionais, desde que sejam atribuídos os créditos a seus autores, citando também o repositório dos trabalhos, e sem que se possa alterar o material de nenhuma forma ou utilizá-lo para fins comerciais.