DESBRAVANDO A ESCRITA ACADÊMICA
Mots-clés :
escrita acadêmica; pesquisa; produção textualRésumé
O objetivo deste artigo é apresentar aos pesquisadores iniciantes algumas orientações para a escrita que não aparecem com frequência em textos ou livros sobre metodologia da pesquisa. O texto pretende sanar dúvidas comuns de alunos que ingressam na pós-graduação e melhorar a compreensão de alguns preceitos e exigências da produção textual acadêmica. Abordaremos questões ligadas ao uso da língua portuguesa, apontando vícios de linguagem e escolhas inadequadas. Incentivamos uma escrita pouco hermética, com o intuito de tornar a leitura mais leve e fluida. Elaboramos também uma lista de sugestões específicas para os pesquisadores da área de música.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Silvia Sobreira, Laura Ronai 2022
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Os direitos autorais de qualquer trabalho publicado na Revista pertencerão aos autores. Não haverá qualquer pagamento pela publicação na Revista e a aceitação dos originais implicará na aceitação das condições descritas nas informações sobre a revista constantes do escopo e de todas as regras apresentadas, assim como o respeito à legislação e às normas vigentes concernentes a publicações. A UNIRIO e seus entes subordinados não se responsabilizarão por quaisquer equívocos, questões e contendas entre autores, participantes e/ou entes institucionais que sobrevenham às publicações. O e-mail do autor será disponibilizado no trabalho.
A revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos. É adotada a licença Crative Commons do tipo “Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)”, acessível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/legalcode.pt , segundo a qual, em linhas gerais, é permitindo fazer o download dos trabalhos e o seu compartilhamento para fins educacionais, desde que sejam atribuídos os créditos a seus autores, citando também o repositório dos trabalhos, e sem que se possa alterar o material de nenhuma forma ou utilizá-lo para fins comerciais.