INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE NO ENSINO SUPERIOR:

RELATO DA EXPERIÊNCIA NO CURSO DE TURISMO DA UFRN

Auteurs

  • Josemery Araújo Alves Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
  • Erica Dayane Chaves Cavalcante Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
  • Regina Ferreira de Araujo Universidade Federal do Rio grande do Norte - UFRN.
  • Maria Clara da Silva Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Norte: Natal, RN, BR

Mots-clés :

inclusão, acessibilidade, neurodivergência., educacionais específicas, ensino superior

Résumé

O presente artigo visa a refletir sobre a inclusão de estudantes com necessidades específicas na educação superior a partir do compartilhamento da experiência das ações de inclusão no curso de turismo da UFRN. Para tanto, apresentam-se as ações desenvolvidas pelo grupo de turismo do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), atendendo os direcionamentos da política de inclusão da UFRN e atividades que estão sendo desenvolvidas pelo curso em nível de ensino, pesquisa e extensão. Como procedimentos metodológicos foi utilizado o relato de experiência, o qual se trata de um texto que apresenta uma vivência acadêmica e/ou profissional em um dos pilares da formação universitária (ensino, pesquisa e extensão), cuja característica principal é a descrição da intervenção. O principal intuito é o de compartilhar e provocar a reflexão sobre um tema relevante tanto na perspectiva da formação, quanto na atuação do profissional bacharel em turismo. Como forma de reunir e apresentar a experiência, foram acessadas professoras e alunas que têm o tema da inclusão e acessibilidade como foco de interesse, atuando na conscientização por meio de atividades extracurriculares, palestras e pesquisas. Como principais resultados pode-se relatar que no âmbito do ensino o curso conta com vários professores coordenando projetos de ensino, nos quais os monitores contribuem no processo de adaptação de aulas, acompanhamento direto em tarefas que envolvem os conteúdos, suporte para atividades práticas e auxílio para demandas específicas de acordo com as demandas de sala de aula. Com relação aos projetos de pesquisa e extensão, os bolsistas estão envolvidos com a organização de eventos, participação em cursos de formação, pesquisa sobre a temática, rodas de estudo e pesquisas que suscitam reflexões e artigos como este. Além disso, os discentes estão participando de campanhas educativas, como a disseminação de conhecimento sobre Transtorno do Espectro Autista e produção de exposição de combate ao bullying, e organizando um evento sobre neurodivergência.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Josemery Araújo Alves, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Doutora em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande (2018), com doutorado sanduíche na Universidade de Lisboa (Ulisboa/ ISEG). Possui mestrado em Turismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2010) e graduada em Turismo pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008). Professora do curso de turismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Turismo, com ênfase em gestão de eventos. Atualmente, tem coordenado pesquisas sobre acessibilidade e ensino superior, projetos sobre inclusão, membro da Comissão Permanente de Inclusão e Acessibilidade (CPIA) do CCSA.

https://orcid.org/0000-0001-9852-1442

Erica Dayane Chaves Cavalcante, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Professora do quadro efetivo do Departamento de Turismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Doutoranda em Turismo pela UFRN, Mestre em Administração (2008) pela UFRN, especialista em Gestão Financeira e Controladoria (2019) pela ESTÁCIO, bacharelanda em Administração, bacharel em Gestão de Políticas Públicas (2013) e turismóloga (2005) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Possui experiência profissional em Gestão Pública e Privada e experiência docente nos cursos de Turismo, Administração, Ciências Contábeis, Gestão Financeira, Marketing, Gestão de Recursos Humanos, Segurança do Trabalho e Engenharia.

https://orcid.org/0000-0002-7641-6198

 

Regina Ferreira de Araujo, Universidade Federal do Rio grande do Norte - UFRN.

Professora do Departamento de Turismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, RN, Brasil. Doutoranda em Turismo, Programa de Pós-Graduação em Turismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGTUR - UFRN). E-mail: regina.araujo@ufrn.br

https://orcid.org/0000-0002-4728-8094

Maria Clara da Silva Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte: Natal, RN, BR

 Bacharelado (Departamento de Turismo)

https://orcid.org/0009-0001-1633-9397

 

 

Téléchargements

Publiée

2024-12-14

Comment citer

Araújo Alves, J. ., Chaves Cavalcante, E. D., Ferreira de Araujo, R. ., & da Silva Oliveira, . M. C. (2024). INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE NO ENSINO SUPERIOR: : RELATO DA EXPERIÊNCIA NO CURSO DE TURISMO DA UFRN. Humanidades Em Revista, 6(2), 273–290. Consulté à l’adresse https://seer.unirio.br/hr/article/view/13214

Numéro

Rubrique

RELATOS DE EXPERIÊNCIA