ROCK IN RIO BRASIL “TOD+S POR UM MUNDO MELHOR”
PROMOÇÃO DA ACESSIBILIDADE E IGUALDADE EM BUSCA DE UM MUNDO INCLUSIVO (ODS 10)
Parole chiave:
Festival de Música; acessibilidade; inclusão; Rock in Rio.Abstract
O Rock in Rio Brasil, um dos maiores festivais de música do mundo, tem adotado diversas ações para se tornar acessível e inclusivo. Devido à diversidade de perfis dos participantes, é necessário, uma abordagem que respeite a dignidade de cada indivíduo. A legislação brasileira, como o Estatuto da Pessoa com Deficiência e o Código de Defesa do Consumidor, asseguram a inclusão e acessibilidade como direitos fundamentais, impondo responsabilidades claras às empresas organizadoras de eventos. Medidas concretas, como rampas, banheiros adaptados e acessibilidade em todas as áreas do evento, são essenciais para eliminar barreiras e promover a inclusão social. Ao implementar essas práticas, o Rock in Rio demonstra seu compromisso em atender às necessidades do público e promover um evento diverso e inclusivo, alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 10 da Organização das Nações Unidas (ONU). Os resultados evidenciam que as práticas implementadas pelos organizadores do evento demonstram um compromisso significativo com a promoção da diversidade e da igualdade, beneficiando diretamente grupos vulneráveis como idosos, gestantes e pessoas com deficiência. Numa ótica interdisciplinar, este estudo fornece inputs valiosos na área de eventos, com foco na inclusão e acessibilidade, no contexto de um dos maiores festivais de música do mundo. Este estudo também sugere que pesquisas complementares possam explorar o impacto social e econômico dessas práticas, bem como comparar abordagens entre diferentes festivais de música no Brasil e no mundo.
PALAVRAS-CHAVE: Festival de Música; acessibilidade; inclusão; Rock in Rio.
Downloads
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2024 Annaelise Fritz Machado, Joice Lavandoski, Bruno Sousa

Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale - Non opere derivate 4.0 Internazionale.
Os direitos autorais de qualquer trabalho publicado na Revista pertencerão aos autores. Não haverá qualquer pagamento pela publicação na Revista e a aceitação dos originais implicará na aceitação das condições descritas nas informações sobre a revista constantes do escopo e de todas as regras apresentadas, assim como o respeito à legislação e às normas vigentes concernentes a publicações. A UNIRIO e seus entes subordinados não se responsabilizarão por quaisquer equívocos, questões e contendas entre autores, participantes e/ou entes institucionais que sobrevenham às publicações. O e-mail do autor será disponibilizado no trabalho.
A revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos. É adotada a licença Crative Commons do tipo “Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)”, acessível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/legalcode.pt , segundo a qual, em linhas gerais, é permitindo fazer o download dos trabalhos e o seu compartilhamento para fins educacionais, desde que sejam atribuídos os créditos a seus autores, citando também o repositório dos trabalhos, e sem que se possa alterar o material de nenhuma forma ou utilizá-lo para fins comerciais.

Qualis/CAPES 2017- 2020 B4
Diretório das revistas científicas eletrônicas brasileiras



