UM OLHAR SOBRE A EDUCAÇÃO BÁSICA: A EXPERIÊNCIA NO INSTITUTO BENJAMIN CONSTANT (URCA/RJ) PARA PENSAR O TURISMO A PARTIR DA ACESSIBILIDADE
Mots-clés :
Turismo; Acessibilidade; Turistas com deficiência visual; Inclusão; DireitosRésumé
O presente artigo pretende demonstrar o valor que o turismo traz para a vida das pessoas e a importância em torná-lo acessível para valorizar e incentivar cada vez mais a participação do turista com deficiência visual.
Se a própria Organização Mundial do Turismo o considera como sendo um fenômeno que envolve os aspectos sociais, culturais e econômico como não contemplar essa parcela da sociedade.
E para que isso aconteça de fato faz-se necessário a implantação da acessibilidade nos locais, seja ela arquitetônica, atitudinal, metodológica, programática, instrumental, nos transportes, nas comunicações e digital. Afinal a acessibilidade metodológica está diretamente ligada aos passeios culturais e pedagógicos desenvolvidos pelas escolas.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Rachel Ventura Espinheira, Vera Lúcia Bogéa Borges 2024
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Os direitos autorais de qualquer trabalho publicado na Revista pertencerão aos autores. Não haverá qualquer pagamento pela publicação na Revista e a aceitação dos originais implicará na aceitação das condições descritas nas informações sobre a revista constantes do escopo e de todas as regras apresentadas, assim como o respeito à legislação e às normas vigentes concernentes a publicações. A UNIRIO e seus entes subordinados não se responsabilizarão por quaisquer equívocos, questões e contendas entre autores, participantes e/ou entes institucionais que sobrevenham às publicações. O e-mail do autor será disponibilizado no trabalho.
A revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos. É adotada a licença Crative Commons do tipo “Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)”, acessível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/legalcode.pt , segundo a qual, em linhas gerais, é permitindo fazer o download dos trabalhos e o seu compartilhamento para fins educacionais, desde que sejam atribuídos os créditos a seus autores, citando também o repositório dos trabalhos, e sem que se possa alterar o material de nenhuma forma ou utilizá-lo para fins comerciais.