A MORTE E LUTO NA ESCOLA

COMO LIDAR COM ESSA REALIDADE PÓS-PANDEMIA

Autores

  • Gleucimar Romana Faria UNINCOR

Palavras-chave:

Morte e Luto. Escola. Gestores e Professores. Covid-19. Crianças.

Resumo

Este trabalho tem como pressuposto apresentar a importância de se discutir e trabalhar o tema da morte e do luto na escola, tendo, como fator relevante, o contexto atual gerado pela pandemia do coronavírus- COVID 19. O foco principal desta pesquisa é apresentar possibilidades teóricas e práticas para a lida da questão, bem como instrumentalizar os gestores escolares para que, juntamente com os seus professores, possam abordar o tema da morte e do luto com naturalidade e de acordo com as orientações dos estudiosos da temática na área da psicopedagogia. A realização desta pesquisa, na atual conjuntura mundial, é de grande importância, pois oportuniza, aos educadores, proporcionar atividades e práticas que permitam que seus alunos falem sobre os seus sentimentos e emoções gerados pelas perdas envolvendo situações de morte e de luto. Assim, vislumbra-se amenizar o sofrimento e contribuir para que crianças e adolescentes sejam saudáveis, já que, quando não se fala de uma dor, ela quase sempre leva ao adoecimento. A fundamentação da pesquisa é de base bibliográfica junto aos principais teóricos que se debruçaram sobre a questão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gleucimar Romana Faria, UNINCOR

Universidade Vale do Rio Verde (UninCor). Mestra em Gestão, Planejamento e Ensino, Especialista em Educação Especial e TGD, Pedagoga.    

Downloads

Publicado

2024-08-30

Como Citar

Romana Faria, G. (2024). A MORTE E LUTO NA ESCOLA: COMO LIDAR COM ESSA REALIDADE PÓS-PANDEMIA. Humanidades Em Revista, 6(1), 89–97. Recuperado de https://seer.unirio.br/hr/article/view/11187

Edição

Seção

ARTIGOS