A MORTE E LUTO NA ESCOLA
COMO LIDAR COM ESSA REALIDADE PÓS-PANDEMIA
Parole chiave:
Morte e Luto. Escola. Gestores e Professores. Covid-19. Crianças.Abstract
Este trabalho tem como pressuposto apresentar a importância de se discutir e trabalhar o tema da morte e do luto na escola, tendo, como fator relevante, o contexto atual gerado pela pandemia do coronavírus- COVID 19. O foco principal desta pesquisa é apresentar possibilidades teóricas e práticas para a lida da questão, bem como instrumentalizar os gestores escolares para que, juntamente com os seus professores, possam abordar o tema da morte e do luto com naturalidade e de acordo com as orientações dos estudiosos da temática na área da psicopedagogia. A realização desta pesquisa, na atual conjuntura mundial, é de grande importância, pois oportuniza, aos educadores, proporcionar atividades e práticas que permitam que seus alunos falem sobre os seus sentimentos e emoções gerados pelas perdas envolvendo situações de morte e de luto. Assim, vislumbra-se amenizar o sofrimento e contribuir para que crianças e adolescentes sejam saudáveis, já que, quando não se fala de uma dor, ela quase sempre leva ao adoecimento. A fundamentação da pesquisa é de base bibliográfica junto aos principais teóricos que se debruçaram sobre a questão.
Downloads
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2024 Gleucimar Romana Faria
Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale - Non opere derivate 4.0 Internazionale.
Os direitos autorais de qualquer trabalho publicado na Revista pertencerão aos autores. Não haverá qualquer pagamento pela publicação na Revista e a aceitação dos originais implicará na aceitação das condições descritas nas informações sobre a revista constantes do escopo e de todas as regras apresentadas, assim como o respeito à legislação e às normas vigentes concernentes a publicações. A UNIRIO e seus entes subordinados não se responsabilizarão por quaisquer equívocos, questões e contendas entre autores, participantes e/ou entes institucionais que sobrevenham às publicações. O e-mail do autor será disponibilizado no trabalho.
A revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos. É adotada a licença Crative Commons do tipo “Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)”, acessível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/legalcode.pt , segundo a qual, em linhas gerais, é permitindo fazer o download dos trabalhos e o seu compartilhamento para fins educacionais, desde que sejam atribuídos os créditos a seus autores, citando também o repositório dos trabalhos, e sem que se possa alterar o material de nenhuma forma ou utilizá-lo para fins comerciais.