ENTRE EFEITOS DE SENTIDO E EFEITOS DE PRESENÇA: ATMOSFERA (STIMMUNG), REALISMO E MELANCOLIA

Autores

  • Matheus Silva Marciano Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Palavras-chave:

Efeitos de sentido; Efeitos de presença; Realismo; Stimmung; Melancolia.

Resumo

Nossa proposta é, partindo-se das obras Essa Terra, de Antônio Torres, e Zero, de Ignácio de Loyola Brandão, a tematização das atmosferas (Stimmungen) específicas de suas obras tendo em vista uma Stimmung mais geral dos anos 1970, que é melancólica. Acompanhar estas tonalidades que se intensificam como atmosfera exigiu que pensássemos, buscando uma analítica da temporalidade, algumas dimensões das configurações estética dessas narrativas, considerando-as índices de modos de compreensão e crítica das experiências e expectativas do período. Logo, a percepção de que a estética realista em algumas produções literárias brasileiras do período operavam através de refrações de realidades, lançou-nos em um espaço fronteiriço no qual o processo mimético (efeitos de sentido) e as afetividades mobilizadas nas obras (efeitos de presença) atuavam como recurso criativo e crítico, de caráter destrutivo, realçando ainda mais uma postura e uma ambiência melancólica por onde estas obras caminhavam.

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Publicado

2022-01-26

Como Citar

Marciano, M. S. (2022). ENTRE EFEITOS DE SENTIDO E EFEITOS DE PRESENÇA: ATMOSFERA (STIMMUNG), REALISMO E MELANCOLIA. Humanidades Em Revista, 3(2), 94–111. Recuperado de https://seer.unirio.br/hr/article/view/11247