ENTRE EFEITOS DE SENTIDO E EFEITOS DE PRESENÇA: ATMOSFERA (STIMMUNG), REALISMO E MELANCOLIA
Keywords:
Efeitos de sentido; Efeitos de presença; Realismo; Stimmung; Melancolia.Abstract
Our proposal is, stem from the works Essa Terra, by Antônio Torres, and Zero, by Ignácio de Loyola Brandão, the thematization of the specific atmospheres (Stimmungen) of their works bearing in mind a general Stimmung of 1970s, which is melancholic. Accompanying these tonalities that intensify as an atmosphere required us to think, seeking an analysis of temporality, some dimensions of the aesthetic configurations of these narratives, considering them indices of modes of understanding and criticism of the experiences and expectations of the period. Therefore, the perception that realistic aesthetics in some Brazilian literary productions of the period operated through refractions of realities, launching us into a borderline space in which the mimetic process (meaning effects) and the affectivities mobilized in the works (presence effects) performing as a creative and critical resource, of a destructive character, enhancing even more a posture and a melancholic ambience where these works walked across.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Matheus Silva Marciano
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os direitos autorais de qualquer trabalho publicado na Revista pertencerão aos autores. Não haverá qualquer pagamento pela publicação na Revista e a aceitação dos originais implicará na aceitação das condições descritas nas informações sobre a revista constantes do escopo e de todas as regras apresentadas, assim como o respeito à legislação e às normas vigentes concernentes a publicações. A UNIRIO e seus entes subordinados não se responsabilizarão por quaisquer equívocos, questões e contendas entre autores, participantes e/ou entes institucionais que sobrevenham às publicações. O e-mail do autor será disponibilizado no trabalho.
A revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos. É adotada a licença Crative Commons do tipo “Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)”, acessível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/legalcode.pt , segundo a qual, em linhas gerais, é permitindo fazer o download dos trabalhos e o seu compartilhamento para fins educacionais, desde que sejam atribuídos os créditos a seus autores, citando também o repositório dos trabalhos, e sem que se possa alterar o material de nenhuma forma ou utilizá-lo para fins comerciais.