A LUDICIDADE NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

CONSTRUÇÃO DA LEITURA E ESCRITA

Autores

  • Larice Lima de Oliveira Universidade Veiga de Almeida

Palavras-chave:

Ludicidade. Alfabetização. Leitura. Escrita. Desenvolvimento.

Resumo

O presente estudo visa compreender a contribuição da ludicidade no processo de alfabetização e letramento. Para tanto, possui o objetivo de analisar como as atividades pedagógicas baseadas no lúdico poderão possibilitar um melhor desempenho dos alunos para a aquisição da leitura e da escrita. Realiza-se, então, uma pesquisa bibliográfica por meio da consulta das mídias sociais trazendo contribuições teóricas de autores, como: Soares (2020), Miranda (2016), Alexandre (2019), Marques (2019) e da Base Nacional Comum Curricular (2017). Concluindo-se que, é necessário o professor continuar adotando estratégias pedagógicas lúdicas no processo de alfabetização e letramento no Ensino Fundamental, de acordo com as especificidades da turma, contribuindo para o desenvolvimento cognitivo, social, afetivo, motivacional, criativo e psicomotor dos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-02-22

Como Citar

Lima de Oliveira, L. (2024). A LUDICIDADE NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: CONSTRUÇÃO DA LEITURA E ESCRITA. Humanidades Em Revista, 5(1), 53–68. Recuperado de https://seer.unirio.br/hr/article/view/11555

Edição

Seção

VARIA