AS F(R)ESTAS DE CARNAVAL

UMA REFLEXÃO SOBRE OS AFETOS DAS MASSAS FOLIÃS EXPRESSADOS NA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA

Autores

  • Ana Amélia Silva Carvalho Universidade Federal Fluminense

Palavras-chave:

massa; afetos; carnavais; inversão; fantasia.

Resumo

Partindo da compreensão de que a formação de massas sempre foi identificada como um fenômeno no qual há uma ampliação da afetividade humana, este trabalho tem o intuito de refletir sobre as possibilidades criadas pelos afetos presentes nas festividades carnavalescas. Para tanto, algumas importantes teorias sobre as massas, sobretudo aquela desenvolvida por Elias Canetti em “Massa e Poder”, serão utilizadas como referências para análise das letras de duas famosas canções populares brasileiras: “A cor da esperança”, interpretada por Cartola, e “Sonho de Carnaval”, interpretada por Chico Buarque. Busca-se, com isso, sugerir um caminho diferente daquele que atribui valor negativo à afetividade das massas, em problemática oposição à “racionalidade do indivíduo”. O desenvolvimento do tema não é exaustivo e as conclusões permanecem abertas. Restam as frestas. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Amélia Silva Carvalho, Universidade Federal Fluminense

Doutoranda em Sociologia e Direito pela Universidade Federal Fluminense - UFF. Mestra em Ética e Filosofia Política pela Universidade Federal de São João Del-Rei - UFSJ. Possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF e especialização em Direito Processual Civil e Argumentação Jurídica pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais -PUC/MG. Foi estagiária na Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais, no Ministério Público do Estado de Minas Gerais e no Ministério Público do Trabalho. Atuou como assessora jurídica na Fundação CAEd e na Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino, Pesquisa e Extensão - FADEPE, ambas fundações de apoio à Universidade Federal de Juiz de Fora. É advogada inscrita na OAB/MG e pesquisadora vinculada ao Grupo de Pesquisa Fenomenologia e Existencialismo da UFJF.

Publicado

2025-12-13

Como Citar

Silva Carvalho, A. A. (2025). AS F(R)ESTAS DE CARNAVAL: UMA REFLEXÃO SOBRE OS AFETOS DAS MASSAS FOLIÃS EXPRESSADOS NA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA. Humanidades Em Revista, 7(2), 107–121. Recuperado de https://seer.unirio.br/hr/article/view/13859