REVOLUÇÃO RUSSA DE 1917: OLHARES E OPINIÕES EXPRESSAS NOS JORNAIS ANARQUISTAS NA AMÉRICA DO SUL (A PLEBE E LA PROTESTA)
Palavras-chave:
Revolução Russa; Anarquismo; Imprensa; A Plebe; La Protesta.Resumo
A presente escrita tem por finalidade o estudo a respeito das notícias e abordagens expostas nas páginas dos jornais anarquistas A Plebe (1917-1951) e La Protesta (1892-2015) a respeito sobre os acontecimentos que constituíram a Revolução Russa (1917). Os eventos do ano de 1917 dentro da Federação Russa ocasionaram não somente notícias dentro do território europeu, como foram pautas em diferentes números dos respectivos jornais anarquistas no Brasil e Argentina, mas não somente os fatos foram apresentados como simples notícias, assim como, os ocorridos serviram para as lideranças dos movimentos anarquistas em questão como inspiração para a organização da classe operária. Dentro do recorte temporal de 1917, a imprensa anarquista buscou transfigurar aos seus leitores, principalmente os indivíduos que compunham as classes mais baixas, como os operários, que através da organização e ação conjunta os levantes nos respectivos países poderiam ter desfechos próximos aos presenciados em território russo. Por fim, os jornais A Plebe e La Protesta buscaram não somente enaltecer o movimento, mas como, identificar e criticar pontos bases que para os anarquistas levavam o processo revolucionário russo a um caminho turbulento e afastado daqueles que compunham a base social.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Matheus Barrientos Ferreira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os direitos autorais de qualquer trabalho publicado na Revista pertencerão aos autores. Não haverá qualquer pagamento pela publicação na Revista e a aceitação dos originais implicará na aceitação das condições descritas nas informações sobre a revista constantes do escopo e de todas as regras apresentadas, assim como o respeito à legislação e às normas vigentes concernentes a publicações. A UNIRIO e seus entes subordinados não se responsabilizarão por quaisquer equívocos, questões e contendas entre autores, participantes e/ou entes institucionais que sobrevenham às publicações. O e-mail do autor será disponibilizado no trabalho.
A revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos. É adotada a licença Crative Commons do tipo “Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)”, acessível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/legalcode.pt , segundo a qual, em linhas gerais, é permitindo fazer o download dos trabalhos e o seu compartilhamento para fins educacionais, desde que sejam atribuídos os créditos a seus autores, citando também o repositório dos trabalhos, e sem que se possa alterar o material de nenhuma forma ou utilizá-lo para fins comerciais.

Qualis/CAPES 2021- 2024 B2
Diretório das revistas científicas eletrônicas brasileiras



