Multi-performance em espetáculos cênico-musicais contemporâneos

Reflexões sobre o papel do multiartista nas interfaces entre música e teatro e sua importância para o desenvolvimento e realização da obra

Autores

  • Diogo Rebel e Carvalho Instituto Federal Fluminense

Palavras-chave:

Multi-performance, Intérprete, Ator-cantor, Música e teatro, Teatro amador

Resumo

Este ensaio busca refletir sobre em que medida a figura do multiartista mostra-se, cada vez mais, indispensável à realização de espetáculos cênico-musicais atuais. O papel do multiartista, sobretudo na interface entre música e teatro, será posto, aqui, à luz dos conceitos de Ópera moderna e Teatro Musical contemporâneo, onde, a partir de nossa experiência como compositor, arranjador, diretor musical, cantor e instrumentista em espetáculos cênico-musicais, comentários sobre a ação do artista generalista e o artista especialista serão realizados. A complexidade de uma performance multifacetada para o intérprete que, simultaneamente, atua, canta, dança e toca seus instrumentos musicais, bem como os campos de interação entre criação musical e performance teatral como consequência da colaboração do intérprete durante o processo de criação e realização da obra serão, também, observadas.

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Publicado

2023-05-04

Como Citar

Rebel e Carvalho, D. (2023). Multi-performance em espetáculos cênico-musicais contemporâneos: Reflexões sobre o papel do multiartista nas interfaces entre música e teatro e sua importância para o desenvolvimento e realização da obra. DEBATES - Cadernos Do Programa De Pós-Graduação Em Música, 26(2), 68–80. Recuperado de https://seer.unirio.br/revistadebates/article/view/11727

Edição

Seção

Dossiê temático