Multi-performance em espetáculos cênico-musicais contemporâneos
Reflexões sobre o papel do multiartista nas interfaces entre música e teatro e sua importância para o desenvolvimento e realização da obra
Palavras-chave:
Multi-performance, Intérprete, Ator-cantor, Música e teatro, Teatro amadorResumo
Este ensaio busca refletir sobre em que medida a figura do multiartista mostra-se, cada vez mais, indispensável à realização de espetáculos cênico-musicais atuais. O papel do multiartista, sobretudo na interface entre música e teatro, será posto, aqui, à luz dos conceitos de Ópera moderna e Teatro Musical contemporâneo, onde, a partir de nossa experiência como compositor, arranjador, diretor musical, cantor e instrumentista em espetáculos cênico-musicais, comentários sobre a ação do artista generalista e o artista especialista serão realizados. A complexidade de uma performance multifacetada para o intérprete que, simultaneamente, atua, canta, dança e toca seus instrumentos musicais, bem como os campos de interação entre criação musical e performance teatral como consequência da colaboração do intérprete durante o processo de criação e realização da obra serão, também, observadas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 DEBATES - Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Música
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.