Aprendizaje musical a través de la docencia compartida con estudiantes de secundaria

Autores

  • Félix Quiñones Ramírez Universidad Autónoma de Barcelona
  • David Duran Universidad Autónoma de Barcelona
  • Laia Viladot Universidad Autónoma de Barcelona

Palavras-chave:

aprendizagem cooperativa, aprendizagem entre iguais, educação musical, docência compartilhada com estudantes

Resumo

Este artigo descreve uma prática pedagógica de aprendizagem musical em um contexto chileno onde o professor compartilha o ensino com um grupo de alunos do ensino médio, que ensinam a seus colegas a estrutura básica de uma música. Esta inovação fomenta uma forma diferente de ensinar música onde o professor deixa de ser o único responsável pela aula, como é habitualmente feito. A proposta realizada nesse contexto proporciona aos alunos um novo espaço para interagir com seus colegas em sala de aula e uma nova forma de construir o conhecimento musical. Embora os resultados da avaliação tenham sido semelhantes entre os grupos de alunos que trabalharam com co-professores e que fizeram da maneira usual, a implementação dessa inovação permitiu que os alunos tivessem oportunidades de interação que não são geradas em uma sala de aula habitual, deu aos co-professores a possibilidade de aprender melhor, e foi capaz de beneficiar os alunos tutelados gerando situações de ensino muito mais ativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Félix Quiñones Ramírez, Universidad Autónoma de Barcelona

Estudiante del Doctorado Interuniversitario de Psicología de la Educación (Uab). Máster en Musicología, educación musical e interpretación de la música antigua (Uab). Licenciado en Educación y Profesor de educación musical con mención en dirección coral (UMCE, Chile). Parte del Grupo de investigación de Aprendizaje entre iguales (Uab)

David Duran, Universidad Autónoma de Barcelona

Doctor en Psicología, profesor del Departamento de Psicología Básica, Evolutiva y de la Educación (UAB). Coordinador del Grupo de Investigación sobre Aprendizaje entre Iguales (UAB). 

Laia Viladot, Universidad Autónoma de Barcelona

Doctora en Didáctica de la Música (UAB), profesora del Departamento de Didáctica de la Expresión Musical, Plástica y Corporal (UAB), licenciada en Pricología (UAB) y Grado Profesional de Flauta Travesera por el Conservatorio de Sabadell. 

Downloads

Publicado

2023-05-04 — Atualizado em 2023-05-12

Versões

Como Citar

Quiñones-Ramírez, F. A., Duran, D., & Viladot, L. (2023). Aprendizaje musical a través de la docencia compartida con estudiantes de secundaria. DEBATES - Cadernos Do Programa De Pós-Graduação Em Música, 26(2), 102–125. Recuperado de https://seer.unirio.br/revistadebates/article/view/12167 (Original work published 4º de maio de 2023)

Edição

Seção

Artigos