Aprendizaje musical a través de la docencia compartida con estudiantes de secundaria
Palavras-chave:
aprendizagem cooperativa, aprendizagem entre iguais, educação musical, docência compartilhada com estudantesResumo
Este artigo descreve uma prática pedagógica de aprendizagem musical em um contexto chileno onde o professor compartilha o ensino com um grupo de alunos do ensino médio, que ensinam a seus colegas a estrutura básica de uma música. Esta inovação fomenta uma forma diferente de ensinar música onde o professor deixa de ser o único responsável pela aula, como é habitualmente feito. A proposta realizada nesse contexto proporciona aos alunos um novo espaço para interagir com seus colegas em sala de aula e uma nova forma de construir o conhecimento musical. Embora os resultados da avaliação tenham sido semelhantes entre os grupos de alunos que trabalharam com co-professores e que fizeram da maneira usual, a implementação dessa inovação permitiu que os alunos tivessem oportunidades de interação que não são geradas em uma sala de aula habitual, deu aos co-professores a possibilidade de aprender melhor, e foi capaz de beneficiar os alunos tutelados gerando situações de ensino muito mais ativas.
Downloads
Downloads
Publicado
Versões
- 2023-05-12 (3)
- 2023-05-04 (2)
- 2023-05-04 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 DEBATES - Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Música
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.