WORDS, MUSIC, UNIVERSITIES, AND CONSERVATORIES

SOME OBSERVATIONS ON CHARLES SEEGER AND U.S. (ETHNO)MUSICOLOGY

Autores

  • Anthony Seeger

Palavras-chave:

Etnomusicologia, Charles Seeger

Resumo

Em um mundo que luta contra a influência duradoura do colonialismo e do racismo e dos terríveis custos sociais da desigualdade econômica, guerras e sofrimentos resultantes, não deveria ser surpresa que departamentos de musicologia e conservatórios de música estejam reexaminando suas missões e currículos. Esta auto-análise é ainda mais encorajada por estatísticas que mostram que graduados em música ganham os salários iniciais mais baixos de qualquer universidade nos Estados Unidos e pelas mudanças nos gostos musicais. Isso se deve ao fato de que muitos tipos de música e conhecimentos musicais foram excluídos dos departamentos de musicologia e instituições de formação musical nos Estados Unidos. Assumo que isto está acontecendo no Brasil, com resultados mais concretos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anthony Seeger

Antropólogo, etnomusicólogo, arquivista audiovisual, produtor musical e músico. É graduado pela Universidade de Harvard e PhD em Antropologia pela Universidade de Chicago. Nascido em uma família extensa de musicólogos e músicos, ele desenvolveu um interesse precoce em como a música fazia parte da vida social e da mudança social. É autor de três livros sobre os povos indígenas Kĩsêdjê/Suyá no Brasil, quatro volumes editados e mais de 130 artigos e capítulos de livros que abordam a música dos povos indígenas, arquivamento audiovisual, propriedade musical, etnomusicologia aplicada, entre outros temas. Lecionou no Museu Nacional do Rio de Janeiro (1975-1982), no Conservatório Brasileiro de Música (1980-1982), na Indiana University (1982-1988) e na UCLA (2000-2013). Atuou como diretor dos Arquivos de Música Tradicional da Universidade de Indiana (1982-1988), curador fundador e diretor da Smithsonian Folkways Recordings (1988-2000) e Distinguished Professor of Ethnomusicology na UCLA (2000-2012). Detém nomeações eméritas da UCLA e da Smithsonian Institution. Foi ex-presidente (1997-1999) e secretário-geral (2001-2005) do ICTM, ex-presidente da Society for Etnomusicology, ex-vice-presidente da Associação Brasileira de Etnomusicologia e Fellow da American Academy of Arts and Science.

Publicado

2023-03-17

Como Citar

Seeger, A. (2023). WORDS, MUSIC, UNIVERSITIES, AND CONSERVATORIES: SOME OBSERVATIONS ON CHARLES SEEGER AND U.S. (ETHNO)MUSICOLOGY. DEBATES - Cadernos Do Programa De Pós-Graduação Em Música, 26(1), 1–12. Recuperado de https://seer.unirio.br/revistadebates/article/view/12600