WORDS, MUSIC, UNIVERSITIES, AND CONSERVATORIES

SOME OBSERVATIONS ON CHARLES SEEGER AND U.S. (ETHNO)MUSICOLOGY

Autores/as

  • Anthony Seeger

Palabras clave:

Etnomusicologia, Charles Seeger

Resumen

Em um mundo que luta contra a influência duradoura do colonialismo e do racismo e dos terríveis custos sociais da desigualdade econômica, guerras e sofrimentos resultantes, não deveria ser surpresa que departamentos de musicologia e conservatórios de música estejam reexaminando suas missões e currículos. Esta auto-análise é ainda mais encorajada por estatísticas que mostram que graduados em música ganham os salários iniciais mais baixos de qualquer universidade nos Estados Unidos e pelas mudanças nos gostos musicais. Isso se deve ao fato de que muitos tipos de música e conhecimentos musicais foram excluídos dos departamentos de musicologia e instituições de formação musical nos Estados Unidos. Assumo que isto está acontecendo no Brasil, com resultados mais concretos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Anthony Seeger

Antropólogo, etnomusicólogo, arquivista audiovisual, produtor musical e músico. É graduado pela Universidade de Harvard e PhD em Antropologia pela Universidade de Chicago. Nascido em uma família extensa de musicólogos e músicos, ele desenvolveu um interesse precoce em como a música fazia parte da vida social e da mudança social. É autor de três livros sobre os povos indígenas Kĩsêdjê/Suyá no Brasil, quatro volumes editados e mais de 130 artigos e capítulos de livros que abordam a música dos povos indígenas, arquivamento audiovisual, propriedade musical, etnomusicologia aplicada, entre outros temas. Lecionou no Museu Nacional do Rio de Janeiro (1975-1982), no Conservatório Brasileiro de Música (1980-1982), na Indiana University (1982-1988) e na UCLA (2000-2013). Atuou como diretor dos Arquivos de Música Tradicional da Universidade de Indiana (1982-1988), curador fundador e diretor da Smithsonian Folkways Recordings (1988-2000) e Distinguished Professor of Ethnomusicology na UCLA (2000-2012). Detém nomeações eméritas da UCLA e da Smithsonian Institution. Foi ex-presidente (1997-1999) e secretário-geral (2001-2005) do ICTM, ex-presidente da Society for Etnomusicology, ex-vice-presidente da Associação Brasileira de Etnomusicologia e Fellow da American Academy of Arts and Science.

Publicado

2023-03-17

Cómo citar

Seeger, A. (2023). WORDS, MUSIC, UNIVERSITIES, AND CONSERVATORIES: SOME OBSERVATIONS ON CHARLES SEEGER AND U.S. (ETHNO)MUSICOLOGY. DEBATES - Cadernos Do Programa De Pós-Graduação Em Música, 26(1), 1–12. Recuperado a partir de https://seer.unirio.br/revistadebates/article/view/12600