ARTISTIC RESEARCH
THE DIFFERENCE THAT MAKES A DIFFERENCE
Palavras-chave:
Pesquisa artística, Pluralismo metodológico, Experimentação, Conhecimento incorporado, Impacto socialResumo
Já em 1993, o teórico cultural Christopher Frayling, em Research in Art and Design, introduziu uma distinção entre três tipos de pesquisa artística: pesquisa em arte, pesquisa para arte e pesquisa através da arte (Frayling 1993). Em 2006, o filósofo e cientista social holandês Henk Borgdorff adotou essa tripartição, embora ligeiramente repensada e reformulada. Ele distinguiu entre pesquisa sobre as artes (investigando as artes a partir de uma distância teórica), pesquisa para as artes (pesquisa que fornece insights e instrumentos que poderiam encontrar seu caminho nas práticas artísticas concretas) e, finalmente, pesquisa nas artes (Borgdorff 2006 ). Esta última, hoje designada Pesquisa Artística, já não pressupõe a separação entre sujeito e objeto ou um distanciamento entre um investigador e a sua prática artística. Em vez disso, a própria prática artística é um componente essencial tanto do processo de pesquisa quanto de seus resultados.
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