ARTISTIC RESEARCH

THE DIFFERENCE THAT MAKES A DIFFERENCE

Autores

  • Heloisa Amaral Leiden University
  • João Carlos Santos
  • Alieksey Vianna Leiden University
  • Carlos Eduardo Soares Leiden University
  • Marcel Cobussen Leiden University

Palavras-chave:

Pesquisa artística, Pluralismo metodológico, Experimentação, Conhecimento incorporado, Impacto social

Resumo

Já em 1993, o teórico cultural Christopher Frayling, em Research in Art and Design, introduziu uma distinção entre três tipos de pesquisa artística: pesquisa em arte, pesquisa para arte e pesquisa através da arte (Frayling 1993). Em 2006, o filósofo e cientista social holandês Henk Borgdorff adotou essa tripartição, embora ligeiramente repensada e reformulada. Ele distinguiu entre pesquisa sobre as artes (investigando as artes a partir de uma distância teórica), pesquisa para as artes (pesquisa que fornece insights e instrumentos que poderiam encontrar seu caminho nas práticas artísticas concretas) e, finalmente, pesquisa nas artes (Borgdorff 2006 ). Esta última, hoje designada Pesquisa Artística, já não pressupõe a separação entre sujeito e objeto ou um distanciamento entre um investigador e a sua prática artística. Em vez disso, a própria prática artística é um componente essencial tanto do processo de pesquisa quanto de seus resultados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Heloisa Amaral, Leiden University

Heloisa Amaral é pianista e curadora. Ela é doutoranda na Academy of Creative and Performing Arts (Universidade de Leiden, Holanda) e leciona práticas curatoriais e pesquisa artística no The Royal Conservatoire em Haia.

João Carlos Santos

João Carlos Santos é um músico que trabalha no campo da música histórica, incluindo a prática de performance histórica, composição e improvisação. Seu projeto de doutorado se concentra em como os músicos podem se beneficiar do estudo de técnicas históricas de atuação.

Alieksey Vianna, Leiden University

Alieksey Vianna é um violonista ativo tanto na música clássica quanto no mundo do jazz. É também doutorando na Academy of Creative and Performing Arts (Leiden University, Holanda).

Carlos Eduardo Soares, Leiden University

Carlos Eduardo Soares (Caeso) é músico, artista sonoro e multimídia, doutorando em Pesquisa artística em música na Academy of Creative and Performing Arts (Leiden University, Holanda).

Marcel Cobussen, Leiden University

Marcel Cobussen é filósofo da música, gravador de campo e pianista. É Professor Titular de Cultura Auditiva, Filosofia Musical e Pesquisa Artística na Academy of Creative and Performing Arts (Leiden University, Holanda).

Publicado

2023-03-17

Como Citar

Amaral, H., Santos, J. C., Vianna, A., Soares, C. E., & Cobussen, M. (2023). ARTISTIC RESEARCH: THE DIFFERENCE THAT MAKES A DIFFERENCE. DEBATES - Cadernos Do Programa De Pós-Graduação Em Música, 26(1), 74–91. Recuperado de https://seer.unirio.br/revistadebates/article/view/12604