Rildo Hora, a gaita brasileira e hibridismos musicais

Autores

  • Jorge Ventura de Morais UFPE
  • Rinaldo Alexandre Gomes da Silva

Palavras-chave:

Música brasileira;, Gaita;, Rildo Hora, Harmônica, Hibridismo musical

Resumo

A rica e diversa tradição musical brasileira é um caso interessante para se observar e se analisar a questão das influências mais globais sobre elementos mais locais, e vice-versa. Com efeito, no que concerne à cultura, particularmente a música, é difícil de se falar em purezas ou essencialidades. Na verdade, o que se pode observar é que, mesmo naquelas tradições tidas como mais populares, portanto, pretensamente mais puras, há um amálgama de elementos de culturas diversas. Assim, o que nos move neste trabalho não é discutir e analisar se há ou não hibridismos na música brasileira, mas sim o conteúdo e a extensão destes a partir de uma investigação a partir de algumas composições de Rildo da Hora, o que será explicitado no decorrer do trabalho. Desta forma, é nosso objetivo neste trabalho analisar a obra gaitística de Rildo Hora em três fases da sua obra, que delinearemos abaixo. Partimos da hipótese de que a obra de Rildo Hora expressa uma hibridez cultural, particularmente musical, em que elementos tidos como mais universalistas – como o jazz – são fundidos a características musicais originárias de sua região natal, Caruaru (PE).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BERABA, Ana Luiza. América Aracnídea: Teias culturais interamericanas. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 2008.

CANCLINI, Néstor García. Culturas Híbridas: Estratégias para entrar e sair da modernidade. São Paulo, Editora da Universidade de São Paulo, 2019.

CÂNDIDO, Antônio. “Crítica e Sociologia”. In: Literatura e Sociedade. 11ª ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre azul, 2010.

CONTÓ, Adriano del Mastro. Investigações sobre polirritmia no séc. XX: considerações e implicações interpretativas para a regência em obras de Stravinsky. USP. 2021. (Tese de Doutorado).

CHEDIAK. Almir. Harmonia & Improvisação I: 70 músicas harmonizadas e analisadas. São Paulo: Irmão Vitale, 2009.

EGG, André Acastro. O debate no campo do nacionalismo musical no brasil dos anos 1940 e 1950: o compositor Guerra-Peixe. UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ. Curitiba, 2004. (Tese de Doutorado).

FRITH, Simon. Hacia una estética de la música popular. In: CRUCES, Francisco; et. al. (Orgs), Las culturas musicales. Lecturas en etnomusicología. Madrid: Ed. Trotta, 2001. p.413-435.

GARCIA, Walter. De "A preta do acarajé" (Dorival Caymmi) a "Carioca" (Chico Buarque): canção popular e modernização capitalista no Brasil. Música Popular em Revista, Campinas, ano 1, v. 1, p.30-57, jul-dez. 2012.

GEROLAMO, Ismael de Oliveira; ZAN, J. R. Arte engajada e música popular instrumental nos anos 60: o caso do Quarteto Novo. Anais do XXI Encontro Estadual de História: trabalho, cultura e memória - ANPUH-SP. São Paulo: ANPUH-SP, 2012. v. 1.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

HALL, Stuart. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2003.

HALL, Stuart. Identidade e Diferença: A perspectivas dos estudos culturais. Tradução: Tomaz Tadeu da Silva (Org.), Stuart Hall, Kathryn Woodward. 15ª Ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2014.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução: Tomaz Tadeu da Silva & Guacira Lopes Louro. 12ª Edição. Rio de Janeiro: Lamparina, 2020.

LANA, Jonas Soares. Rogério Duprat, arranjos de canção e a sonoplastia tropicalista. Rio de Janeiro: PUC-RJ (Tese de doutorado). 2013.

MACIEL, B. R. O ensino da gaita cromática em Brasília sob a perspectiva da aprendizagem na música informal. Monografia de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Música), Universidade de Brasília, Brasília, 2014.

MED, Bohumil. Teoria da Música: Vade Mecum de Teoria Musical. 5ª Edição, Brasília: Musimed Editora, 2017.

ORTIZ, Renato. A moderna tradição brasileira. 5ª Edição, São Paulo: Editora Brasiliense, 1995.

PINHEIRO, Edson Tadeu de Queiroz. Harmônica cromática: sua escrita em formações orquestrais nas obras de Heitor Villa-Lobos, Radamés Gnattali e César Guerra-Peixe. 2018. - Instituto de Artes da Unesp – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, São Paulo (Dissertação Mestrado em Música), 2018.

REILY, Ana Suzel. A música e a prática da memória - uma abordagem etnomusicológica. Revista Música e cultura, vol. 9, p.1-18, 2014.

SILVA, Thomaz Tadeu. Identidade e diferença: a produção social da identidade e da diferença. In: SILVA, Thomaz Tadeu (org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. 15. ed. Petrópolis: Vozes, p. 73-102, 2014.

SIQUEIRA, José de Lima. Sistema modal na música folclórica do Brasil. João Pessoa: Secretaria de Educação e Cultura, 1981.

SÓ, Pedro. Preciosidade única Pérola Negra − Luiz Melodia. In: ALBUQUERQUE, Célio (org.). O ano que reinventou a MPB: A história por trás dos discos que transformaram a nossa cultura. 1º. ed. Rio de Janeiro: Sonora, p.253-260, 2013.

TRAVASSOS, Elizabeth. Modernismo e música brasileira. Jorge Zahar Editor Ltda. Rio de Janeiro, 2003.

TRAVASSOS, Elizabeth. Melodias para a Improvisação Poética no Nordeste: As Toadas de Sextilhas segundo a apreciação dos cantadores. Revista Brasileira de Música Vol.18. UFRJ, 1989.

VELHO, Gilberto. Memória, identidade e projeto. In: projeto e metamorfose: antropologia das sociedades complexas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, p. 97-105, 1994.

VISCONTI. Eduardo de Lima. A guitarra brasileira de Heraldo do Monte. Universidade Estadual de Campinas, Campinas, Instituto de Artes. (Dissertação Mestrado em Música), 2005.

VISCONTI. Eduardo de Lima. Chiclete com pitomba: estéticas musicais na guitarra elétrica oriundas das regiões Norte e Nordeste. In: C. Sandroni & J.V. de Morais (orgs.). Música e Sociedade: Trânsitos, Patrimônios e Inovações. Maceió: EDUFAL, p.171-184, 2022.

WISNIK, José Miguel. Getúlio da Paixão Cearense (Villa-Lobos e o Estado Novo). In: O Nacional e o Popular na Cultura Brasileira. São Paulo: Editora Brasiliense, p.129-191, 2004.

Downloads

Publicado

2023-12-29

Como Citar

Ventura de Morais, J., & Gomes da Silva, R. A. (2023). Rildo Hora, a gaita brasileira e hibridismos musicais. DEBATES - Cadernos Do Programa De Pós-Graduação Em Música, 27(1), 1–36. Recuperado de https://seer.unirio.br/revistadebates/article/view/12666

Edição

Seção

Artigos