BANDAS FILARMÔNICAS, HABITUS E APRENDIZAGEM MUSICAL
Palavras-chave:
Bandas Filarmônicas, Habitus; Aprendizagem Musical, Música Popular, ClarinetaResumo
Investigamos neste artigo o caso de uma banda filarmônica – a 22 de Novembro, de Paudalho-PE –, que tem atuado por cerca de 150 anos também como espaço de ensino da música para gerações de músicos. Partindo do pressuposto de que o objetivo inicial da aprendizagem é que os aprendizes de música possam atuar na própria banda de música, a instituição oferece aulas de teoria musical e prática instrumental para indivíduos residentes na comunidade local e regiões vizinhas, podendo eles, futuramente, desenvolver seus estudos musicais em escolas profissionalizantes e cursos superiores de música (locais onde a prática do repertório erudito se diferencia bastante dos dobrados, frevos e músicas populares vivenciadas na Banda 22 de Novembro). O trabalho apoia-se nas contribuições teóricas de Pierre Bourdieu e de Bernard Lahire sobre o habitus como ação disposicionalista, bem como em seus desenvolvimentos em termos do
construto teórico de um habitus conservatorial, e, empiricamente, em extensiva pesquisa de campo com entrevistas e documental.
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