Influência dos guias de execução na otimização do ensino e aprendizado pianístico em jovens

Autores

  • Lucas Farias Silvano UFRGS
  • Guilherme Antonio Sauerbronn de Barros

Palavras-chave:

Memorização; piano; guias de execução.

Resumo

O presente trabalho consiste em um estudo de múltiplos casos que acompanha o processo de aprendizado e memorização de obras musicais por quatro jovens estudantes do projeto de extensão “Núcleo de Excelência Pianística” da Universidade do Estado de Santa Catarina. A pesquisa tem como objetivo avaliar a aplicabilidade dos guias de execução propostos pelo pesquisador Dr. Roger Chaffin, da área das ciências cognitivas e psicologia da música, como recurso didático no ensino do instrumento. Os sujeitos foram divididos em um grupo de controle e outro grupo experimental que utilizou os guias de execução como ferramenta de aprendizado. Os participantes receberam aulas de piano ao longo de um semestre, ministradas pelo primeiro autor desse artigo, com o objetivo de aprender e executar publicamente de memória uma peça musical. Através da observação das aulas, análise das entrevistas e avaliação do recital realizado pelos sujeitos, constatou-se que os guias auxiliaram na organização e categorização dos elementos musicais, contribuindo para uma maior conscientização, consistência e fluência na performance.

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Publicado

2023-12-29

Como Citar

Farias Silvano, L., & Sauerbronn de Barros, G. A. . (2023). Influência dos guias de execução na otimização do ensino e aprendizado pianístico em jovens. DEBATES - Cadernos Do Programa De Pós-Graduação Em Música, 27(1), 204–233. Recuperado de https://seer.unirio.br/revistadebates/article/view/12867

Edição

Seção

Artigos