"Nostalgias de las cosas que han pasado"

representações do passado no tango de Buenos Aires

Autores

  • Avelino Romero Simões Pereira Unirio

Palavras-chave:

Tango e sociedade argentina – Representações do passado – Homero Manzi – Julio De Caro – Astor Piazzolla

Resumo

O artigo propõe que o tango tem sido um dos modos pelos quais a sociedade argentina se relaciona com seu passado, inscrevendo em música e versos o processo histórico vivenciado entre as décadas de 1880 e 1960. Trata-se de uma memória musical e social, afetiva e política, construída e atualizada ao longo de mais de um século de história. Desde a redemocratização argentina em 1983, o tango tem sido objeto de interesse cultural e comercial, em ações institucionais e no resgate promovido pela indústria fonográfica. Esse movimento é na verdade intrínseco à própria trajetória histórica do tango nas vertentes de dança, música e poesia. São analisados os casos da poesia de Homero Manzi, responsável pela renovação da poética “tanguera” nos anos 1930 e 40, e da música de Astor Piazzolla, cujo “tango nuevo” dos anos 1950 em diante propunha atualizar a tradição numa expressão contemporânea. Em um e em outro, porém, as notas da nostalgia e da melancolia, da homenagem e da representação do passado marcam o caráter de memória coletiva inscrito tanto nos versos quanto na música.

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Biografia do Autor

Avelino Romero Simões Pereira, Unirio

Avelino Romero Pereira é historiador e pianista, professor associado de História da Música do Instituto Villa-Lobos da UNIRIO. Mestre em História Social do Brasil pela UFRJ e Doutor em História Social pela UFF. Realizou Pós-Doutorado na Fundação Casa de Rui Barbosa. Autor de Música, Sociedade e Política: Alberto Nepomuceno e a República Musical (Ed. UFRJ, 2007). Desenvolve pesquisas sobre música no Brasil (séculos XIX e XX) e sobre o tango na Argentina.

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Publicado

2024-01-05

Como Citar

Simões Pereira, A. R. (2024). "Nostalgias de las cosas que han pasado": representações do passado no tango de Buenos Aires. DEBATES - Cadernos Do Programa De Pós-Graduação Em Música, 27(2), 24–47. Recuperado de https://seer.unirio.br/revistadebates/article/view/12885

Edição

Seção

Dossiê temático