A memória coletiva dos músicos

uma análise de práticas improvisatórias no choro nas performances de Jaime Araújo e Juarez Araújo

Autores

  • Rafael Velloso UFPEL

Palavras-chave:

Memória Coletiva, Processos Criativos, Improvisação

Resumo

Este artigo tem como objetivo trazer algumas reflexões sobre o processo de criação musical associado à memória coletiva, com base nos trabalhos de Halbwachs (1992), Schultz (1964) e Cook (2007). Busca-se também ampliar essa discussão para outros temas, como  a improvisação, interpretação e a composição. O foco inicial será em cada um desses tópicos, examinando a memória musical, a criação e a construção de solos através de conceitos relacionados aos estudos de improvisação adaptados à prática do choro. Tal relação foi proposta com base nas análises das performances de dois solistas de saxofone, Jaime Araújo e Juarez Araújo, que fizeram parte do trabalho de campo para minha pesquisa de mestrado realizada na UFRJ em 2003. As referências teóricas e metodológicas incluem diálogos no campo da etnografia com Laplantine (2014); nos estudos de performance com Nettl (1997), e Turino (2008); nos estudos sobre gêneros musicais com Middleton (2002); e nos estudos de improvisação com Cazes (2019), Côrtes (2012), Ferand (1956), Horsley (1980) e Blum (1997).

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Biografia do Autor

Rafael Velloso, UFPEL

Rafael Velloso é professor efetivo na Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), onde leciona desde 2015 no Bacharelado em Música Popular. Seus interesses de pesquisa estão voltados para a etnomusicologia, combinando sua atuação com acervos sonoros e processos criativos em música popular. Atualmente, ele é o Coordenador do Laboratório de Etnomusicologia da UFPel, liderando uma abordagem de gestão participativa que auxilia a comunidade na gestão de projetos relacionados à produção e difusão de práticas musicais locais. Velloso fez parte da equipe de pesquisa que coordenou o processo de Registro do Choro no IPHAN como Patrimônio Cultural do Brasil e, por meio do Grupo de Pesquisa em Música Popular, orienta pesquisas de graduação e pós-graduação em Artes da UFPEL.

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Publicado

2024-01-05

Como Citar

Velloso, R. (2024). A memória coletiva dos músicos: uma análise de práticas improvisatórias no choro nas performances de Jaime Araújo e Juarez Araújo. DEBATES - Cadernos Do Programa De Pós-Graduação Em Música, 27(2), 48–81. Recuperado de https://seer.unirio.br/revistadebates/article/view/12914

Edição

Seção

Dossiê temático