VOZ ENTRECORTADA

OUTRA FORMA DE PENSAR SOBRE O CORPO NO PROCESSO COMPOSICIONAL E PERFORMÁTICO

Autores

Palavras-chave:

processos criativos colaborativos, pesquisa artística, flauta, corpo, voz

Resumo

Este artigo relata a experiência da criação de Voz entrecortada, para flauta, voz e corpo, um processo colaborativo entre dois artistas-investigadores. Numa postura ligada à pesquisa artística, buscamos elaborar uma metodologia que repensa a dimensão corpórea na atividade musical, abarcando tanto composição quanto performance e, paralelamente, questionando a relação tradicionalmente hierárquica entre compositor/a-intérprete. A partitura foi gerada a partir de materiais extraídos de improvisos sonoros e corporais da flautista, tomando forma enquanto escrita posteriormente. A partir do texto musical foi desenvolvida uma narrativa que aborda movimentos corporais e sonoridades vocais não habituais, assim explorando outras formas de usar o corpo como expressão na performance. Voz Entrecortada traz reflexões acerca de imagens poéticas relacionando voz e instrumento, diferentes formas de encarar o tempo no decurso criativo, assim como atravessamentos e aprendizagens mútuas valorizando o corpo, suas potencialidades e subjetividades como elemento essencial na criação musical. Desta forma, observamos que improvisação, escrita e performance intermodulam-se ao longo do processo e não representam etapas rígidas, mas fases maleáveis em interação.

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Biografia do Autor

Pedro Yugo Sano Mani, Universidade Estadual de Campinas

Yugo Sano Mani é Doutorando em Música - Linguagem e Sonologia pela Universidade Estadual de Campinas. Fez mestrado em Música - Sonologia/Processos de Criação Musical e graduação em Música - Composição, ambos pela Universidade de São Paulo. Realizou pesquisa BEPE pela FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) na Université Paris 8 (França) em 2020. Atua como compositor para diversos meios, como música de concerto, música de cena (teatro) e trilhas para produções audiovisuais.

Letícia Maia Durante, Universidade de Aveiro

Letícia é aluna no terceiro ano do Doutorado em Performance de flauta transversal na Universidade de Aveiro, Portugal. Seus principais interesses, no âmbito da Investigação Artística, compreendem a exploração do corpo na performance e a colaboração compositor-intérprete para a criação de novas composições e performances. Anteriormente ela obteve dois mestrados (performance e pedagogia) na Haute École de Musique de Lausanne, Suíça, assim como um bacharelado em flauta transversal na UNESP-São Paulo.

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Sites

Caroline Denervaud. https://carolinedenervaud.com/ Acesso em: 17 jan. 2024

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Publicado

2024-12-08

Como Citar

Sano Mani, P. Y., & Maia Durante, L. (2024). VOZ ENTRECORTADA: OUTRA FORMA DE PENSAR SOBRE O CORPO NO PROCESSO COMPOSICIONAL E PERFORMÁTICO. DEBATES - Cadernos Do Programa De Pós-Graduação Em Música, 28, e282404. Recuperado de https://seer.unirio.br/revistadebates/article/view/13084

Edição

Seção

Artigos