ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA PROMOVER HABILIDADES MUSICAIS EM ALUNOS UNIVERSITARIOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • JOSE ANTONIO LOPEZ-GONZALEZ Universidad de Almería

Palavras-chave:

Educação musical, canções, escola primária, intervenção, pedagogia

Resumo

 A maioria das universidades espanholas não exige conhecimento musical para o ingresso de estudantes de Pedagogia que optam por um currículo de habilitação em música. Esse fato representa um dilema para a prática docente das disciplinas de música, nas quais a música deve ser ensinada. A forma musical mais utilizada no ensino fundamental são as canções, uma ferramenta musical com enormes recursos educacionais. Apresentamos aqui uma proposta de pesquisa-ação de caráter construtivista cujo objetivo é proporcionar aos alunos um treinamento musical prático por meio de canções. Esse modelo de treinamento foi contrastado com outro que não visa expressamente ao ensino de aspectos musicais, mais lúdico e baseado em procedimentos de repetição e imitação. Foram utilizados um grupo de controle e um grupo experimental, e três juízes especialistas avaliaram a interpretação das músicas por meio de uma rubrica analítica antes e depois da intervenção. O coeficiente de concordância w de Kendall foi estimado e os dados foram analisados com o teste t de Student. Foi obtida uma melhora significativa em relação ao grupo de controle nas variáveis ritmo, qualidade vocal e dinâmica. Em menor grau, houve mudanças nas variáveis entonação e dicção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABDALLA BARROS, R.; RAMOS DE AZEVEDO, M. A.; STANZIONE GALIZIA, F. Desafíos de la docencia en la educación musical superior: ¿cuál es el papel de los saberes docentes?. DEBATES - Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Música, [S. l.], v. 27, n. 2, p. 195–220, 2024. Disponível em: https://seer.unirio.br/revistadebates/article/view/12871. Acesso em: 1 nov. 2024.

AGUILAR, A. V., & ORTEGA, P. S. La lectoescritura musical: métodos precursores. Varona, n. 61, p. 1-11, 2015 disponible en http://bitly.ws/yuPg

ARNAUS A. Maurice Martenot. En Díaz M, Giráldez A. (coords.). Aportaciones teóricas y metodológicas a la educación musical. Una selección de autores relevantes. Revista Eufonía, n.◦240, pp. 55-70. 2010 Sevilla: Editorial Graó

BARRIOS RÍOS, O. Uso de rúbricas. Una guía para el profesor. Universidad Tecnológica. Metropolitana. Vicerrectoría Académica. Unidad de Mejoramiento Docente. 2018 Recuperado de https://vrac.utem.cl/wp-content/uploads/2018/10/Manual.Uso_Rubricas.-2.pdf.

CARBAJO, C. El perfil profesional del docente de música en Educación Primaria: autopercepción de competencias profesionales y la práctica de aula (Tesis doctoral, Universidad de Murcia). 2009 https://digitum.um.es/digitum/bitstream/10201/12493/1/CarbajoMartinezC oncha.pdf

CARRILLO, C. (2015). Competencias profesionales del profesorado de música: de los referentes teóricos a la concreción de una propuesta. Revista Internacional de Educación Musical, n. 3, p. 11-21 2015 http://www.revistaeducacionmusical.org/index.php/rem1/article/view/52/1

CREMADES-ANDREU, R. Formación inicial en la mención en música en primaria: desafíos y perspectivas actuales. Revista Interuniversitaria de Formación del Profesorado, n. 98, p. 117-136, 2023

CUENCA-RODRÍGUEZ, M. E., PÉREZ-EIZAGUIRRE, M. Y MORALES, Á. Estudio y análisis de la evolución de los estudiantes matriculados en titulaciones de Educación Musical en la Universidad Autónoma de Madrid. Revista Electrónica de LEEME, n. 47, p.17-38, 2021 https://ojs.uv.es/index.php/LEEME/article/view/18295

CARY, D. G. Kodály and Orff: A comparison of two approaches in early music education. Uluslararası Yönetim İktisat ve İşletme Dergisi, n. 8(15), p. 179-194, 2012

DALCROZE, E. J. The Jaques-Dalcroze method of Eurhythmics (reimpresión). HardPress. 2012

DE SANTIAGO, A. C. Lolita: cantares y juegos de las niñas. Madrid, Tip. de los Hijos de Tello. 1910

OCAÑA IGARZA, ESIO, GUERRA HUACHO, ROLLIN MAX, & MAJINO GARGATE, FREDDY OMAR. (2022). Programa musical basado en el método Kodály para mejorar la interpretación del canto coral en los alumnos del nivel primaria. Revista Universidad y Sociedad, n.14,p.683-690.http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2218-36202022000400683&lng=es&tlng=es.

PÉREZ-ALDEGUER, SANTIAGO. Los efectos del canto coral sobre el bienestar psicológico en adultos mayores. Revista argentina de clínica psicológica n. 23 (3), p. 199-208. 2014

PÉREZ-EIZAGUIRRE, M.; MORALES, A.; CUENCA-RODRÍGUEZ, M. E.; PRIVADO, J. Percepción del alumnado universitario español de los Grados de Maestro/a sobre la mención en Educación Musical: estudio de caso. Revista Complutense de Educación n. 35(2), p. 403-417, 2024

HALLAM, SUSAN. The power of music: Its impact on the intellectual, social and personal development of children and young people. International Journal of Music Education n. 28(3), p. 269-289. 2010 https://doi.org/10.1177/0255761410370658

HALLAM, S., BURNARD, P., ROBERTSON, A., SALEH, C., DAVIES, V., ROGERS, L., Y KOKATSAKI, D. Trainee primaryschool teachers’ perceptions of their effectiveness in teaching music. Music education research n. 11, 2 p. 221-240, 2009 https: doi.org/10.1080/14613800902924508

HOULAHAN, M. & PH. TACKA. Kodály Today. A Cognitive Approach to Elementary Music Education, Oxford University Press, New York, 2008

HERNÁNDEZ VÁZQUEZ, M. D. Y MARTÍN MARTÍN, M. El canto en la Educación Infantil. ¿Cómo elegir un repertorio adaptado a la fisiología del niño y a su desarrollo vocal? en CiDd: II Congrés Internacional de Didáctiques. Girona: 171- 176. 2010

LÓPEZ IBOR S. Carl Orff. En Díaz M, Giráldez A. (coords.). Aportaciones teóricas y metodológicas a la educación musical. Una selección de autores relevantes. Revista Eufonía, n.◦ 240, p. 71-77, 2010

LLORCA, FERNANDO. Lo que cantan los niños. Valencia, Edi. Prometeo. 1983

PIKE, P. D. Exploring self-regulation through a reflective practicum: A case study of improvement through mindful piano practice. Music Education Research, n.19(4), p.398-409. 2017 https://doi.org/10.1080/14613808.2017.1356813

PIÑEROS, M. O. Introducción a la pedagogía vocal para coros infantiles. Bogotá: Ministerio de Cultura. 2004

SIMÓN, M. S., & SANUY, M. Aula sonora: hacia una educación musical en primaria. Ediciones Morata. 1996 https://revistas.ufg.br/musica/article/view/45349

KENDALL, M. G.; SCHMIT, B. A new measure of rank correlation. Biometrika; n.30(1-2) p. 81-93. 1938 DOI: 10.1093/biomet/30.1-2.81

RAYA, I. La educación melódica. Canciones para educación infantil. Revista digital innovación y experiencias educativas, n. 47, p. 1-17. 2011

RODRÍGUEZ-QUILES, J. A. Formación inicial del profesorado de música en Alemania y Austria: Una perspectiva centroeuropea. Profesorado. Revista de Currículum y Formación de Profesorado, n. 14(2), p. 13-28. 2010. https://recyt.fecyt.es/index.php/profesorado/article/view

RUIZ PALOMO, E.; PALMERO CÁMARA, C. Y BAÑOS MARTÍNEZ, V. Docencia en educación vocal y canto: adaptación a las necesidades del aula. Edetania,n. 47, pp. 205-219, 2015

SCHMIDT, R. C. Managing Delphi surveys using nonparametric statistical techniques. Decision Sciences; n. 28(3), p. 763-774. 1997 DOI: 10.1111/j.1540-5915.1997.tb01330.x

WILLEMS, E. Las bases psicológicas de la educación musical. Barcelona: Paidós, 2011

Downloads

Publicado

2025-06-16

Como Citar

LOPEZ-GONZALEZ, J. A. (2025). ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA PROMOVER HABILIDADES MUSICAIS EM ALUNOS UNIVERSITARIOS DO ENSINO FUNDAMENTAL. DEBATES - Cadernos Do Programa De Pós-Graduação Em Música, 29, e292509. Recuperado de https://seer.unirio.br/revistadebates/article/view/13627

Edição

Seção

Artigos