Desafios da docência no ensino superior de música
qual é o papel dos saberes docentes?
Palavras-chave:
Educação Musical, Pedagogia Universitária, Ensino Superior de Música, Saberes DocentesResumo
Esse artigo resulta de uma tese de doutorado em Educação. A questão que guiou o estudo foi: quais saberes docentes predominam entre os professores bacharéis dos cursos de Música das três universidades estaduais paulistas investigadas e quais precisam ser desenvolvidos na busca pela qualidade da docência visando à superação de uma ação pedagógica pautada na lógica do ensino instrumental ao invés de uma formação que vai além da aprendizagem de um determinado instrumento musical? Amparada no paradigma qualitativo, realizou-se três tipos de coleta de dados junto aos docentes: questionário online, entrevistas semiestruturadas e observações participantes. A análise se deu a partir dos pressupostos de análise de conteúdo de Bardin (2011). O referencial teórico foi construído a partir das ideias de autores da área de Educação e de Educação Musical, como Tardif (2014); Gauthier, Martineau, Desbiens, Malo e Simard (2013); Azevedo (2009) e Araújo (2005). Nas considerações finais, destacamos a importância do desvelamento dos saberes docentes contribuindo com a sua ação pedagógica como professores, que atuam em cursos de música, pois suas ações profissionais estão vinculadas à docência e não apenas a ação instrumentalista de ensinar. Nesse sentido, urge mais estudos e pesquisas que façam avançar a qualificação da docência dos professores de música no ensino superior.
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