Desafios da docência no ensino superior de música

qual é o papel dos saberes docentes?

Autores

  • Ricardo Abdalla Barros Prefeitura Municipal de Ipeúna
  • Maria Antonia Ramos de Azevedo Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
  • Fernando Stanzione Galizia Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Palavras-chave:

Educação Musical, Pedagogia Universitária, Ensino Superior de Música, Saberes Docentes

Resumo

Esse artigo resulta de uma tese de doutorado em Educação. A questão que guiou o estudo foi: quais saberes docentes predominam entre os professores bacharéis dos cursos de Música das três universidades estaduais paulistas investigadas e quais precisam ser desenvolvidos na busca pela qualidade da docência visando à superação de uma ação pedagógica pautada na lógica do ensino instrumental ao invés de uma formação que vai além da aprendizagem de um determinado instrumento musical? Amparada no paradigma qualitativo, realizou-se três tipos de coleta de dados junto aos docentes: questionário online, entrevistas semiestruturadas e observações participantes. A análise se deu a partir dos pressupostos de análise de conteúdo de Bardin (2011). O referencial teórico foi construído a partir das ideias de autores da área de Educação e de Educação Musical, como Tardif (2014); Gauthier, Martineau, Desbiens, Malo e Simard (2013); Azevedo (2009) e Araújo (2005). Nas considerações finais, destacamos a importância do desvelamento dos saberes docentes contribuindo com a sua ação pedagógica como professores, que atuam em cursos de música, pois suas ações profissionais estão vinculadas à docência e não apenas a ação instrumentalista de ensinar. Nesse sentido, urge mais estudos e pesquisas que façam avançar a qualificação da docência dos professores de música no ensino superior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Abdalla Barros, Prefeitura Municipal de Ipeúna

Doutor em Educação pela UNESP Rio Claro. É licenciado em Música e possui, também, graduação em Pedagogia e Letras. Combinando sua formação em regência de banda sinfônica pelo Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí, é professor de Música da Prefeitura do Município de Ipeúna, onde também atua como regente da banda municipal. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Pedagogia Universitária (GEPPU) da UNESP Rio Claro. Tem experiência nas áreas de Educação e Artes, tendo se dedicado a pesquisas sobre metodologia do ensino de Música e pedagogia universitária.

Maria Antonia Ramos de Azevedo, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)

Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Especialização em Psicopedagogia, Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria; Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo; Pós-doutorado em Pedagogia Universitária na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS); MBA em Gestão, Inovação em Instituições de Ensino (IPOG) e Livre Docência em Pedagogia Universitária pela UNESP Rio Claro. É professora na área de Didática e líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Pedagogia Universitária (GEPPU) certificado no CNPq. É credenciada no Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP Rio Claro na Linha de Pesquisa "Linguagem - Experiência - Memória – Formação”.

Fernando Stanzione Galizia, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Professor Associado da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), tem atuado no curso de Licenciatura em Música, modalidade presencial, e atuou também nos cursos de Pedagogia, modalidades presencial e à distância e de todas as demais Licenciaturas desta universidade. Credenciado ao Programa de Pós-Graduação em Educação e ao Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Musical e Pedagogia Universitária (GEPEMPU) e vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Pedagogia Universitária (GEPPU), da UNESP Rio Claro. Tem experiência nas áreas de Educação e Artes, com ênfase em educação musical e pedagogia universitária.

Referências

ARAÚJO, Rosane Cardoso de. Um estudo sobre os saberes que norteiam a prática pedagógica de professores de piano. Tese (Doutorado em Música) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005.

AZEVEDO, Maria Antônia Ramos de. Os saberes de orientação dos professores formadores: desafios para ações tutoriais emancipatórias. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Trad. Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2012.

BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em Educação: fundamentos, métodos e técnicas. In: Investigação qualitativa em Educação. Porto: Porto Editora, 1994.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, n. 248, dez. 1996. P. 27.833-27.841.

CANDAU, Vera Maria (org.). Didática crítica intercultural: aproximações. Petrópolis: Vozes, 2012a

GALIZIA, Fernando Stanzione. Os saberes que permeiam o trabalho acadêmico de professores universitários de música. Dissertação (Mestrado em Educação Musical) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.

______. No “chão” da universidade: o Ensino Superior de Música na perspectiva intercultural. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2016.

GAUTHIER, Clermont; MARTINEAU, Stéphane; DESBIENS, Jean-François; MALO, Annie; SIMARD, Denis. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Trad. Francisco Pereira de Lima. 3. ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2013.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 2011.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 10. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.

VIEIRA, Lia Braga. A construção do professor de Música: o modelo conservatorial na formação e na atuação do professor de Música em Belém do Pará. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2000.

Downloads

Publicado

2024-01-05

Como Citar

Abdalla Barros, R., Ramos de Azevedo, M. A., & Stanzione Galizia, F. (2024). Desafios da docência no ensino superior de música: qual é o papel dos saberes docentes?. DEBATES - Cadernos Do Programa De Pós-Graduação Em Música, 27(2), 195–220. Recuperado de https://seer.unirio.br/revistadebates/article/view/12871

Edição

Seção

Artigos