ENSINO DE PIANO EM GRUPO NO CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA DA UNICAMP

A PERSPECTIVA DO LICENCIANDO

Autores

  • Miriã Cassuci Arantes Machado Unicamp
  • Adriana Mendes Unicamp

Palavras-chave:

licenciatura em música, ensino de piano em grupo, educação musical

Resumo

Esta pesquisa aborda a perspectiva do graduando sobre a disciplina com o Ensino de Piano em Grupo (EPG), no curso de Licenciatura em Música da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), após cursá-la. Para isso, a pesquisa investigou como a disciplina está localizada no currículo, seu programa pedagógico e quais outras disciplinas colaboram para o desenvolvimento das habilidades funcionais ao piano. Como se trata da formação de educadores musicais, ao questionar os graduandos, focou-se na compreensão sobre a prática do EPG, no domínio das habilidades funcionais ao piano, no desenvolvimento e estrutura de uma aula coletiva de piano, nas perspectivas de aplicação profissional e na percepção de quão preparado o estudante se sente. Com isso, este estudo traz reflexões e sugestões para a melhoria da disciplina, a partir de como ela é compreendida pelo corpo discente e docente. Também é um incentivo para que haja novas pesquisas e tentativas de aplicação do EPG no curso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Miriã Cassuci Arantes Machado, Unicamp

Miriã Cassuci Arantes Machado é graduanda em Licenciatura em Música pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). E-mail de contato: miriacassuci@gmail.com.

Adriana Mendes, Unicamp

Adriana do Nascimento Araújo Mendes é Bacharel em Música pela UFRJ, Mestre em Música pela Syracuse University (NY/E.U.A.) e Doutora em Música pela Unicamp. É professora do Departamento de Música do Instituto de Artes da Unicamp desde 2011, onde atua na graduação e pós-graduação com formação de professores de Música para a escola pública brasileira, estágios, PIBID, Residência Pedagógica, ensino de piano em grupo e educação musical inclusiva. Foi Coordenadora de Graduação do Curso de Música de 2019 a 2023 e atualmente é Coordenadora de Extensão do Instituto de Artes da Unicamp. E-mail: aamendes@unicamp.br.

Referências

BRASIL. Câmara de Ensino Superior e Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CES nº 7, de 18 de dezembro de 2018. Estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei nº 13.005/2014, que aprova o Plano Nacional de Educação - PNE 2014-2024 e dá outras providências.

CAMPITELLI, Juliana. MENDES, Adriana. Piano em grupo para quê? Reflexões sobre o estudo de piano em grupo para educadores musicais. XXV Congresso Nacional da ABEM, 2021. Anais, v. 4, 2021.

CAMPITELLI, Juliana. Piano em grupo para educadores musicais: estratégias metodológicas para a aquisição das habilidades funcionais ao piano. Dissertação de Mestrado pela Universidade Estadual de Campinas, Campinas - SP : [s.n.], 2023.

CRUVINEL, Flávia Maria. O Ensino Coletivo de Instrumentos Musicais na Educação Básica: compromisso com a escola a partir de propostas significativas de Ensino Musical. In: Educação Musical e Musicalidade, 2008, Rio Grande do Sul. Anais... Porto Alegre: UFRGS, 2008.

FROEHLICH, Mary Ann. 101 ideas for piano group class. Alfred Music Publishing Co., 2004.

GONÇALVES CRUZ, Francisca A. M.; NASCIMENTO, Marco A. T. Ensino Coletivo de Instrumento Musical e a (re)invenção do(s) cotidiano(s). Revista Educação em Foco, v. 27, n. 1, p. 27045, 2022.

MACHADO, Simone Gorete. A presença do piano em grupo no ensino superior no Brasil. Revista Orfeu, Lisboa - Portugal, jan - junho de 2016, página 132.

MATEIRO, Teresa; ILARI, Beatriz (Org.). Pedagogias em Educação Musical. Editora Intersaberes, Curitiba - PR, Brasil, 2012.

MENDES, Adriana; SANTIAGO, Glauber. Uma introdução à prática musical por meio do teclado. Vol. 1. Coleção UAB-UFSCar. SEaD UFSCar: São Carlos, 2011.

OLIVEIRA, Marta K.de. Desenvolvimento e Aprendizado. In.: OLIVEIRA, M. K. de. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento – um processo sócio-histórico. 4ª edição. São Paulo-SP, Scipione, 1997.

PENNA, Maura. Construindo o primeiro projeto de pesquisa em educação e música. 3ª edição. Porto Alegre (RS) Brasil: Editora Sulina, 2017.

REBOUÇAS, Maria Olinda Sena. O ensino coletivo de piano no Brasil: panorama geral sobre experiências e métodos. Monografia de pós-graduação pela Faculdade Paulista de Artes, São Paulo - SP, 2012.

SÁ, Jauri dos Santos e WERLE, Flávia Obino Corrêa. Infraestrutura escolar e espaço físico em educação: o estado da arte. Cad. Pesqui. [online]. 2017, vol.47, n.164, pp.386-413. ISSN 1980-5314.

SILVA, Bianca Viana Monteiro da e MACHADO, Simone Gorete. Livro didático de piano em grupo: uma proposta global para o curso de graduação em música. XII Encontro Nacional de Ensino Coletivo de Instrumentos Musicais (ENECIM). Anais… Sobral/SC, 2016.

Referências complementares

BASTIEN, James; BASTIEN, Jane. Beginning piano for adults. Illinois: General Words & Music Co., 1968.

BOLLOS, Liliana H. Harmonização no piano popular. São Paulo: Ed. Laços, 2017.

BUCHER, Hannelore. Toque piano hoje...e sempre: curso de piano para adultos. Volume 1. Vitória: O Autor, 2009.

CAMPOS, Moema. 13 pequenas peças brasileiras: coletânea para o iniciante de piano. São Paulo: Irmãos Vitale, 2002.

Diretoria Acadêmica da Unicamp. Catálogo dos Cursos de Graduação: música. Universidade Estadual de Campinas, Campinas-SP, 2006. Disponível em: Catalogo dos Cursos de Graduação (unicamp.br) . Acesso em: 12 de março de 2024.

Diretoria Acadêmica da Unicamp. Catálogo dos Cursos de Graduação: música. Universidade Estadual de Campinas, Campinas-SP, 2012.

Diretoria Acadêmica da Unicamp. Catálogo dos Cursos de Graduação: música. Universidade Estadual de Campinas, Campinas-SP, 2015.

Diretoria Acadêmica da Unicamp. Disciplina MU068. In: Catálogo dos Cursos de Graduação: música. Universidade Estadual de Campinas, Campinas-SP, 2023.

HEREEMA, Elmer. Progressive Class Piano a practical approach for the older beginner. 2nd Ed. California: Alfred Publishing Co., 1984.

Instituto de Artes da Unicamp. Programa de Disciplina: Laboratório de Instrumentos Harmônicos. Coordenadoria de Graduação do Instituto de Artes-Unicamp, Campinas-SP, 2012.

Instituto de Artes da Unicamp. Programa de Disciplina: Laboratório de Instrumentos Harmônicos. Coordenadoria de Graduação do Instituto de Artes-Unicamp, Campinas-SP, 2015.

Instituto de Artes da Unicamp. Programa de Disciplina: Laboratório de Instrumentos Harmônicos. Coordenadoria de Graduação do Instituto de Artes-Unicamp, Campinas-SP, 2023.

LONGO, Laura. Divertimentos. São Paulo: L. Longo, 2003.

NAKAMURA, Ricardo. Duetos populares - 12 peças a quatro mãos para o iniciante de piano. Vol.1. Brasília, 2006.

PACE, Robert. Criando e aprendendo. GUARNIERI, Vera S.; VERHAALEN, Marion (trads.). Ricordi brasileira, 1973.

REIS, Carla; BOTELHO, Liliana. Piano Pérolas: quem brinca já chegou! Belo Horizonte: Editora UFMG, 2019.

Downloads

Publicado

2025-05-21

Como Citar

Cassuci Arantes Machado, M., & Mendes, A. (2025). ENSINO DE PIANO EM GRUPO NO CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA DA UNICAMP: A PERSPECTIVA DO LICENCIANDO. DEBATES - Cadernos Do Programa De Pós-Graduação Em Música, 29, e292506. Recuperado de https://seer.unirio.br/revistadebates/article/view/13996

Edição

Seção

Artigos