Vozes, sons e herstories: tecendo a pesquisa feminista em música experimental no Brasil
Palavras-chave:
música e gênero, música experimental, feminismo.Resumo
Este artigo é parte do projeto de pesquisa “Mulheres na música experimental e na arte sonora no Brasil”, que busca apresentar um levantamento da produção de mulheres compositoras, criadoras, improvisadoras e artistas sonoras brasileiras, observando suas trajetórias formativas, conceitos sobre seu trabalho e identidade artística, considerações sobre gênero e recursos técnicos utilizados. Apresento neste trabalho entrevistas com oito artistas brasileiras, buscando refletir sobre seus percursos, redes formadas entre mulheres e desafios encontrados em seus percursos.
Downloads
Referências
ANZALDÚA, Gloria.La consciência mestiza/ Rumo a uma nova conciencia. Revista Estudos Feministas. Tradução de LIMA, Ana Cecília Acioli. Florianópolis, Vol. 13(3), Set-dez., p. 704-719, 2005.
______. “Falando em línguas: uma carta para as mulheres escritoras do terceiro mundo.” Revista Estudos Feminista, Florianópolis, Vol. 8 (1), p. 229-236, 2000.
CAMPESATO, L. (2015). Centros e contornos: mudança e instabilidade na música atual. Em: Anais da ANPPOM – XXV Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, Vitória, 2015.
CITRON, Marcia. Gender and the Musical Canon. Urbana: University of Illinois Press, 1993.
COESSENS, Kathleen; CRISPIN, Darla; DOUGLAS, Anne. The artistic turn – a manifesto. Ghent: OrpheusInstitute, 2009.
CURIEL, Ochy. Hacia La construcción de un feminismo descolonizado. MIÑOSO, Yuderkys Espinosa (org.). Aproximaciones críticas a las prácticas teórico-políticas Del feminismo latinoamericano.Vol I. Buenos Aires: En La Frontera, 2010. Pp. 69-78.
CUSICK, Suzanne. Feminist Theory, Music Theory, and the Mind/Body Problem. Perspectives of New Music. Vol. 32, No. 1 (Winter), 1994. Pp. 8-27. Disponívelem: www.jstor.org/stable/833149 .Acessadoem: 15/08/2008.
DAVIS, Angela. Blues, Legacies and Black Feminism: Gertrud “Ma”Rainey, Bessie Smith, and Billie Holiday. New York: Vintage Books, 1998.
DELEUZE, Gilles &Guattari, Félix. Mil Platôs. São Paulo: Editora 34, 1997.
GONZÁLEZ, Juan Pablo. Pensar la música desde américa latina: problemas e interrogantes. Santiago: Ediciones Universidad Alberto Hurtado, 2013.
GREEN, Lucy. Música, género y educación. Madrid: Ediciones Morata, 2001.
HARAWAY, Donna. Saberes Localizados: a questão da ciência para o feminismo e o privilégio da perspectiva parcial. Cadernos Pagu (5), pp.07-41, 1995. Disponível em: http://periodicos.bc.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/1773. Acessado em 02/07/2008.
HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática libertadora. Tradução de Marcelo Brandão Cipolla. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2013.
IWAO, Henrique e NUNZIO, Mário del (organizadores). Ibrasotope, Revista de música experimental, São Paulo, 2009. 71p
LÓPEZ-CANO, Rúben e OPAZO, Ursula San Cristóbal. Investigación artística em música: problemas, métodos, experiencias e modelos. Fondo Nacional para la Cultura y las Artes de México. Barcelona, Dezembro de 2014.
LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.
NOGUEIRA, Isabel; NEIVA, Tania Mello. Mujeres en la música experimental y colectivos feministas en estudios sonoros en Brasil. Escena Revista de las Artes de la Universidad de Costa Rica. Vol. 78, Núm. 1 (julio-diciembre 2018). Acesso em 24/04/2019: https://revistas.ucr.ac.cr/index.php/escena/issue/view/2666/showToc)
NOGUEIRA, Isabel; CAMPOS, Susan (orgs.). Estudos.de gênero, corpo e música. Série Pesquisa em Música no Brasil.. 1a ed. Goiânia/Porto Alegre: ANPPOM, 2013, v. 3.
NYMAN, Michael. Experimental Music – Cage and Beyond. New York: Schirmer Books, 1981. 154p.
RAGO, Margareth. Epistemologia feminista, gênero e história. PEDRO, Joana; GROSSI, Miriam (orgs.). Masculino, Feminino, Plural. Florianópolis: Ed. Mulheres, 1998.
SCOTT, Joan. História de mulheres. BURKE, Peter (Org.). A Escrita da história: novas perspectivas. São Paulo: Editora UNESP, 1992. Pp. 63-95.