Vozes, sons e herstories: tecendo a pesquisa feminista em música experimental no Brasil

Autores/as

  • Isabel Nogueira UFRGS

Palabras clave:

música e gênero, música experimental, feminismo.

Resumen

Este artigo é parte do projeto de pesquisa “Mulheres na música experimental e na arte sonora no Brasil”, que busca apresentar um levantamento da produção de mulheres compositoras, criadoras, improvisadoras e artistas sonoras brasileiras, observando suas trajetórias formativas, conceitos sobre seu trabalho e identidade artística, considerações sobre gênero e recursos técnicos utilizados. Apresento neste trabalho entrevistas com oito artistas brasileiras, buscando refletir sobre seus percursos, redes formadas entre mulheres e desafios encontrados em seus percursos.

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Biografía del autor/a

Isabel Nogueira, UFRGS

Isabel Nogueira tem graduação em piano pela Universidade Federal de Pelotas e Doutorado em Musicologia pela Universidade Autônoma de Madri, Espanha. É professora titular do Departamento de Música (IA/UFRGS), e atua na graduação e pós-graduação. É bolsista de produtividade em pesquisa pelo CNPq e coordena o Grupo de Pesquisa Sônicas: Gênero, Corpo e Música (UFRGS). Tem artigos e livros publicados sobre os temas de música e gênero, performance e criação sonora.

É parte da Medula Experimentos Sonoros, e tem trabalhos em duo com as compositoras Linda O’Keeffe (IR/UK), Maia Koenig (ARG) e Leandra Lambert (RJ). Tem discos lançados pelos selos Mansarda Records, Plataforma Records, Saatvaland Records, Al Sand Records, Estranhas Ocupações e Seminal Records (Brasil), Electronic Girls (Itália), Pan y Rosas Discos (EUA), Chip Musik Records (Peru), Sisters Triangla Records (Argentina).  

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Publicado

2019-12-29

Cómo citar

Nogueira, I. (2019). Vozes, sons e herstories: tecendo a pesquisa feminista em música experimental no Brasil. DEBATES - Cadernos Do Programa De Pós-Graduação Em Música, (22). Recuperado a partir de https://seer.unirio.br/revistadebates/article/view/9652