Uma abordagem fenomenológica do tempo musical

Authors

  • João Miguel Bellard Freire UERJ

Abstract

Resumo: Este artigo aborda o tempo musical através de um referencial que valoriza sua dimensão subjetiva, menos abordada nos estudos sobre o tempo, que, geralmente, enfatizam ritmo e métrica. Neste trabalho, fruto de nossa tese de doutorado, o tempo é discutido como instância fundamental para a constituição da forma e do sentido na música. O referencial teórico adotado é o da fenomenologia. Partindo de uma revisão de concepções sobre o tempo de alguns filósofos, são analisadas, em seguida, definições sobre o tempo musical. Serão detalhadas características do tempo musical, tais como linearidade versus não-linearidade, continuidade e descontinuidade, começos e términos, papel do silêncio, a relação com o espaço, entre outros. Apresentaremos alguns exemplos de análises de nossa tese, que permitem perceber a aplicabilidade desse referencial teórico em análises. Essas análises enfatizaram a relação entre estrutura, significado e expressão, sempre partindo da escuta. Entendemos que não basta listar os elementos que constroem determinada obra. É indispensável que o sentido dessa construção também seja abordado, uma vez que toda obra vai envolver uma dimensão estética e expressiva. Esse tipo de análise pode ser bastante atrativa para o intérprete, ao privilegiar a escuta e valorizar a dimensão subjetiva, mas é válida para qualquer músico e pode ajudar na compreensão de elementos mais gerais que compõem a estruturação de uma obra.

 

Palavras-chave: tempo musical; fenomenologia; interpretação; performance; análise musical;

A  phenomenological approach to musical time

Abstract: This article approaches musical time through a different perspective, which emphasizes its subjective dimension, as opposed to more commonly seen rhythm and metrics time studies. This work is the product of a doctoral thesis, where time was discussed as fundamental constituent of musical form and meaning and the theoretical frame was phenomenological.  Initially, a review of concepts of time by philosophers is presented, followed by musical time definitions. Characteristics of musical time are described in detail: linearity and non-linearity, continuity and discontinuity, beginnings and endings, the role of silence, spacial relationship, among others. A sample of analyses from the original thesis will be presented to exemplify the applicability of this theoretical frame. These analyses emphasize the relationship between structure, meaning, and expression, starting from listening. Simply listing the elements that constitute a piece is not enough, one must approach the meaning behind them, along with its aesthetic and expressive dimensions. This kind of analysis may be very interesting to the performer, since it values listening and the subjective dimension, but it can also be valuable to all musicians in terms of understanding general elements that structure a musical piece.

 

Keywords: musical time; phenomenology; interpretation; performance; musical analysis.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2016-07-10

How to Cite

Freire, J. M. B. (2016). Uma abordagem fenomenológica do tempo musical. DEBATES - Cadernos Do Programa De Pós-Graduação Em Música, (16). Retrieved from https://seer.unirio.br/revistadebates/article/view/5842

Issue

Section

Papers