“Todas as coisas são um eco do nada”: Notas sobre o Projeto John Cage para Órgão

Authors

  • Vera Terra Faculdade de Dança Angel Viana, RJ

Keywords:

Cage, criação musical, obra trans-epocal

Abstract

O texto aborda o Projeto John Cage para Órgão, a primeira obra trans-epocal da história da música, inspirada na peça ORGAN2/ASLSP do compositor e artista de vanguarda norte-americano, que vem sendo tocada na Igreja de São Burchardo em Halberstadt, na Alemanha, desde 2001, e está prevista para se estender até 2640. São analisados os diversos aspectos envolvidos no projeto: o histórico, o estético e o filosófico, e seu caráter utópico, bem como a concepção de tempo própria à poética de John Cage, que dá embasamento ao projeto. 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Vera Terra, Faculdade de Dança Angel Viana, RJ

Pianista, compositora e ensaísta. Participou como pianista do ConcertoJohn Cage, realizado na Sala Cecília Meireles do Rio de Janeiro, durante a segunda vinda do compositor ao Brasil, em 1985. Co-curadora da exposição Begin anywhere: um século de John Cage, realizada no MAM do Rio de Janeiro, em 2012, integrando as comemorações internacionais pelo centenário de nascimento do compositor. Autora do livro Acaso e aleatório na música, publicado em 2000 pela EDUC/FAPESP. Estreou, em julho de 2017, na rádio documenta14, uma composição radiofônica inspirada na Suíte para piano de brinquedo, de John Cage. Coordena o Laboratório de Encenação e Multimídia da Faculdade de Dança Angel Viana, onde leciona.

References

BOSSEUR, Dominique. “L’expérience du temps chez Cage”. In: Musique em Jeu nº1. Paris: Seuil, 1970, p.16-22.

BOSSEUR, Jean-Yves. John Cage. Paris: Minerve, 1993.

CAGE, John. Silence. Middletown, Connecticut: Wesleyan University Press.1974, 2nd ed.

CAGE, John. A year from Monday. Middletown, Connecticut: Wesleyan University Press.1975, 3rd ed.

CAGE, John & SCHÖNING, KLAUS. Laughtears _ Conversation on Roaratorio. Paris: 13/15 August, 1979.

JOHN-CAGE-ORGEL-KUNST-PROJECT Booklet. Halberstadt: John-Cage-Orgel-Stiftung, 2017.

NIETZSCHE, Frederico. A origem da tragédia. Lisboa: Guimarães & C.a, 3rd ed., 1982.

TERRA, Vera. Acaso e aleatório na música: um estudo da indeterminação nas poéticas de Cage e Boulez. São Paulo: Educ/Fapesp, 2000.

VIOLA, Bill. “O som de um raio de transmissão”. In: Zaremba, Lilian; BENTES, Ivana (org). Radio Nova, constelações da radiofonia contemporânea. Rio de Janeiro: UFRJ, ECO, Publique.1996, p.43-60.

FONTES NA WEB:

CAGE, John. “Works”. https://johncage.org/pp/John-Cage-Work-Detail.cfm?work_ID=30. Acesso em 8 de novembro de 2019.

CAGE, John. “Works”. https://johncage.org/pp/John-Cage-Work-Detail.cfm?work_ID=31. Acesso em 20 de novembro de 2019.

HALBERSTADT Organ. https://www.domorgel-hbs.de/de/die-orgel/orgelchronik.html

MEYER, Jürgen. “Acoustics of gothic churches”.

http://www.conforg.fr/acoustics2008/cdrom/data/fa2002-sevilla/forumacusticum/archivos/rba05002.pdf Acesso em 10 de outubro de 2019.

NICHOLAS, Vanessa. “Sound by artists”. http://www.magentafoundation.org/magazine/sound-by-artists/ Magenta Magazine, ©2019. Acesso em 9 de setembro de 2019.

ORGANUM GRUNIGENSE REDIVIVUM. https://www.praetorius-beckorgel.de/en/kirche.php, 2011. Acesso em 18 de outubro de 2019.

PETERS, Edition. “ORGAN2/ASLSP”. https://issuu.com/editionpeters/docs/www.editionpeters.com August 8, 2011. Acesso em 3 de novembro de 2019.

PETERS, Edition. “ASLSP”. https://johncage.org/pp/John-Cage-Work-Detail.cfm?work_ID=30 Acesso em 3 de novembro de 2019.

SHLOMOWITZ, Matthew. Cage’s place in the reception of Satie. https://www.shlom.com/?p=cagesatie. San Diego, 1999. Acesso em 9 de setembro de 2019

Zea E-Books. Book 24. Praetorius, Michael and Faulkner, Quentin trans. & ed., "Syntagma Musicum II: De Organographia, Parts III – V with Index" (2014), p. 98. https://digitalcommons.unl.edu/zeabook/24/ August 25, 2014. Acesso em 26 de setembro de 2019.

Published

2019-12-29

How to Cite

Terra, V. (2019). “Todas as coisas são um eco do nada”: Notas sobre o Projeto John Cage para Órgão. DEBATES - Cadernos Do Programa De Pós-Graduação Em Música, (22). Retrieved from https://seer.unirio.br/revistadebates/article/view/9658