“Todas as coisas são um eco do nada”: Notas sobre o Projeto John Cage para Órgão
Palabras clave:
Cage, criação musical, obra trans-epocalResumen
O texto aborda o Projeto John Cage para Órgão, a primeira obra trans-epocal da história da música, inspirada na peça ORGAN2/ASLSP do compositor e artista de vanguarda norte-americano, que vem sendo tocada na Igreja de São Burchardo em Halberstadt, na Alemanha, desde 2001, e está prevista para se estender até 2640. São analisados os diversos aspectos envolvidos no projeto: o histórico, o estético e o filosófico, e seu caráter utópico, bem como a concepção de tempo própria à poética de John Cage, que dá embasamento ao projeto.
Descargas
Citas
BOSSEUR, Dominique. “L’expérience du temps chez Cage”. In: Musique em Jeu nº1. Paris: Seuil, 1970, p.16-22.
BOSSEUR, Jean-Yves. John Cage. Paris: Minerve, 1993.
CAGE, John. Silence. Middletown, Connecticut: Wesleyan University Press.1974, 2nd ed.
CAGE, John. A year from Monday. Middletown, Connecticut: Wesleyan University Press.1975, 3rd ed.
CAGE, John & SCHÖNING, KLAUS. Laughtears _ Conversation on Roaratorio. Paris: 13/15 August, 1979.
JOHN-CAGE-ORGEL-KUNST-PROJECT Booklet. Halberstadt: John-Cage-Orgel-Stiftung, 2017.
NIETZSCHE, Frederico. A origem da tragédia. Lisboa: Guimarães & C.a, 3rd ed., 1982.
TERRA, Vera. Acaso e aleatório na música: um estudo da indeterminação nas poéticas de Cage e Boulez. São Paulo: Educ/Fapesp, 2000.
VIOLA, Bill. “O som de um raio de transmissão”. In: Zaremba, Lilian; BENTES, Ivana (org). Radio Nova, constelações da radiofonia contemporânea. Rio de Janeiro: UFRJ, ECO, Publique.1996, p.43-60.
FONTES NA WEB:
CAGE, John. “Works”. https://johncage.org/pp/John-Cage-Work-Detail.cfm?work_ID=30. Acesso em 8 de novembro de 2019.
CAGE, John. “Works”. https://johncage.org/pp/John-Cage-Work-Detail.cfm?work_ID=31. Acesso em 20 de novembro de 2019.
HALBERSTADT Organ. https://www.domorgel-hbs.de/de/die-orgel/orgelchronik.html
MEYER, Jürgen. “Acoustics of gothic churches”.
http://www.conforg.fr/acoustics2008/cdrom/data/fa2002-sevilla/forumacusticum/archivos/rba05002.pdf Acesso em 10 de outubro de 2019.
NICHOLAS, Vanessa. “Sound by artists”. http://www.magentafoundation.org/magazine/sound-by-artists/ Magenta Magazine, ©2019. Acesso em 9 de setembro de 2019.
ORGANUM GRUNIGENSE REDIVIVUM. https://www.praetorius-beckorgel.de/en/kirche.php, 2011. Acesso em 18 de outubro de 2019.
PETERS, Edition. “ORGAN2/ASLSP”. https://issuu.com/editionpeters/docs/www.editionpeters.com August 8, 2011. Acesso em 3 de novembro de 2019.
PETERS, Edition. “ASLSP”. https://johncage.org/pp/John-Cage-Work-Detail.cfm?work_ID=30 Acesso em 3 de novembro de 2019.
SHLOMOWITZ, Matthew. Cage’s place in the reception of Satie. https://www.shlom.com/?p=cagesatie. San Diego, 1999. Acesso em 9 de setembro de 2019
Zea E-Books. Book 24. Praetorius, Michael and Faulkner, Quentin trans. & ed., "Syntagma Musicum II: De Organographia, Parts III – V with Index" (2014), p. 98. https://digitalcommons.unl.edu/zeabook/24/ August 25, 2014. Acesso em 26 de setembro de 2019.