O Compositor na sala de ensaios

Duas experiências na formação de agentes em música-teatro

Autores/as

  • Marcus Mota Universidade de Brasília

Palabras clave:

Composição em performance, Dramaturgia musical, Música-teatro

Resumen

Neste artigo apresenta-se reflexões a partir de dois casos que partem da produção e realização de obras dramático-musicais experimentais em espaços universitários. Tais casos, desenvolvidos dentro do Laboratório de Dramaturgia do Instituto de Artes da Universidade de Brasília, buscam expor seus integrantes e o público a processos criativos colaborativos interartísticos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BEAL, Sophia. The Art of Brasília. Londres: Palgrave Macmillan,2020.

BRECHT, Bertold. Estudos sobre Teatro. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005.

BRUCE, Michael. Writing Music for the Stage: A Practical Guide for Theatremakers. Londres: Nick Hern Books, 2016.

DUNBAR, Zachary. Practice as research in musical theatre reviewing the situation. Studies in Musical Theatre, vol. 8.1, p.57–75,2014.

GARZA, José. Transcending Time (Feels): Riff Types, Timekeeping Cymbals, and Time Feels in Contemporary Metal Music. Music Theory Online, Vol. 27.1, p.1-17, 2021.

HEILE, Bjorn. Recent Approaches to Experimental Music Theatre and Contemporary Opera. Music and Letters, Vol. 87. 1, p. 72–81, 2006

HEILE, Bjorn. Towards a theory of experimental music theatre: 'showing doing', 'non-matrixed performance' and 'metaxis'. In: Kaduri, Yael. (ed.) The Oxford Handbook of Sound and Image in Western Art. Oxford: Oxford University Press, p. 335-355, 2016.

HEILE, Bjorn. A theatre of sound and movement. Experimental music theatre and theories of embodied cognition. European Drama and Performance Studies, vol. 15.2, p. 217-237,2020.

KARA, Helen. Creative Research Methods. A Practical Guide. Bristol: Bristol Universty Press, 2020.

KATZ, Martin. The Complete Collaborator: The Pianist as Partner. Oxford: Oxford University Press, 2009.

KOSELLECK, Reinhart. Estratos do tempo: estudos sobre história. Tradução de Markus Hediger. Rio de Janeiro: Contraponto/ Editora PUC-Rio, 2014

LORD, Albert. The Singer of Tales. Cambridge: Harvard University Press, 2000.

MOTA, Marcus. Teatro musicado para todos: Experiências do Laboratório de Dramaturgia. Revista Participação 25, p. 80-96, 2014.

MOTA, Marcus. Direção Cênica de Obras Dramático-Musicais: o trabalho de Matthew Lata no Florida State Opera. In: Cláudia Regina de Oliveira Zanin; Robson Corrêa Camargo (orgs.). Música na Contemporaneidade: Ações e Reflexões. Goiânia: Editora PUC - Goiânia, p. 101- 117, 2015.

MOTA, Marcus. Teatro musicado, roteiro diagramático e seminários interdisciplinares. Revista Cena, n. 19, 2016. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/index.php/cena/ article/view/60710. Acesso em: 20 ago. 2019.

MOTA, Marcus. Dramaturgia musical e o Laboratório de Dramaturgia: o caso seminal de Rei David. Revista Dramaturgias, n. 1, p. 236-267, 2016.

MOTA, Marcus. Dramaturgia. Conceitos, Exercícios e Análises. Brasília: Editora UnB, 2017a.

MOTA, Marcus. Salomônicas: Estudo Preliminar. Dramaturgias, n.4, p.48–69, 2017b.

MOTA, Marcus. Materiais para Saul: Diários de Direção e outros textos. Revista Dramaturgias, n. 8, p. 123-181, 2018a.

MOTA, Marcus. Sete contra todos: Processo criativo do drama musical SETE. Revista Dramaturgias, n. 9, p. 197-246, 2018b.

MOTA, Marcus. Tempestades: Escritos em torno do processo criativo de Caliban e o exílio estadunidense. Revista Dramaturgia, n.6, 277-346, 2018c

MOTA, Marcus. The Composer at Classroom: Creative Strategies for Interaction between Musicians and Actors at DramaLab, Brazil. Programa Congresso Internacional Teatro Instrumental. Musica Y Escena en America Latina (1954-2006). Anais online.p. 17, 2018c. Disponível em https://www.academia.edu/45036426/Teatro_instrumental_M%C3%BAsica_y_Escena_en_Am%C3%A9rica_Latina_1954_2006_ Acesso 20 junho 2022.

MOTA, Marcus. Repertório Operístico e o LADI-UnB: Realizações e Textos Teóricos. Revista Dramaturgias, n.10, p.122 - 161, 2019a.

MOTA, Marcus. Dramaturgia Musical: Variações em Torno de sua Redefinição. Música em Contexto, 13.2, p. 01-23, 2019b.

MOTA, Marcus. Processo Criativo e Documentação: arquivamento digital em teatro musicado. Revista Brasileira de Estudos da Presença. v.10, p.1 - 24, 2020a.

MOTA, Marcus. Suíte Homérica. Para pequeno grupo vocal e instrumental. Revista Dramaturgias, n.15, p., 2020b

MOTA, Marcus. Entre Música e Pintura: Kandinsky e a Composição Multissensorial. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2021a.

MOTA, Marcus. Baú de Anuências e Aceites. Projetos do LADI-UnB que foram aprovados e viabilizados. Revista Dramaturgias, n.16, p. 3-7, 2021b.

MOTA, Marcus. Eu e Hugo, Hugo e Eu: Materiais de uma parceria sem fim. Revista Dramaturgias, n.19, p. 917-936, 2022.

MOTA, Marcus. Teatro e música para todos - o Laboratório de Dramaturgia da Universidade de Brasília (1998-2021). Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2022a

PAVIS, Patrice. Da Análise de Textos ou Espetáculos às Oficinas de Escrita Dramática: uma breve reflexão sobre uma longa odisseia. Revista Brasileira de Estudos da Presença, v. 8.1, p. 117-150,2018.

REHDING, Alexander &RINGS, Steven. The Oxford Handbook of Critical Concepts in Music Theory. Oxford: Oxford University Press, 2019.

RODAS, Hugo. Processo Continuado de Formação em Interpretação – Ensino, Pesquisa e Documentação de um Método não Sistematizado. Revista Dramaturgias, n.13, p. 340-350, 2020.

ROESNER, David. Theatermusik. Analysen und Gespräche. Berlin: Theater der Zeit, 2019.

SALZMAN, Eric. Salzman & DESI, Thomas. The New Music Theater: Seeing the Voice, Hearing the Body. Nova York: Oxford University Press, 2008.

PISTON, Walter. Orchestration. Londres: Victor Gollancz, 1969.

SMALL, Christopher. Musicking: the meanings of performing and listening. Hanover : University Press of New England,1998.

TOLINSKI, Brad & Di PERNA, Alan. Play It Loud: An Epic History of the Style, Sound, & Revolution of the Electric Guitar. Nova York: Doubleday, 2016.

Publicado

2023-12-29

Cómo citar

Mota, M. (2023). O Compositor na sala de ensaios: Duas experiências na formação de agentes em música-teatro. DEBATES - Cadernos Do Programa De Pós-Graduação Em Música, 27(1), 144–160. Recuperado a partir de https://seer.unirio.br/revistadebates/article/view/12720

Número

Sección

Artículos