As quatro funções da escuta de Pierre Schaeffer e sua importância no projeto teórico do Traité
Resumen
Resumo: Pierre Schaeffer – engenheiro, músico, escritor, inventor da música concreta – publicou em 1966 seu Traité des objets musicaux, resultado de uma pesquisa de pelo menos 15 anos realizada por seu grupo de pesquisas (GRM – Groupe de Recherches Musicales), onde o autor expõe sua busca por uma nova musicalidade generalizável, formulando uma teoria que viria substituir noções da teoria musical consideradas pouco apropriadas para as práticas musicais da época. A pesquisa de Schaeffer parte de uma investigação da escuta que tem a finalidade de formular um método de pesquisa que utilize a escuta como meio observação. Neste artigo irei discutir uma parte fundamental desta investigação: a teoria das quatro funções da escuta, exposta no livro II do Traité. Tentarei demonstrar como Schaeffer, partindo de um modelo complexo, vai isolar certos aspectos da percepção possibilitando que se chegue ao conceito de objeto sonoro e ao método da escuta reduzida, discutindo alguns pressupostos e implicações do modelo schaefferiano.
Palavras-chave: Escuta. Música Concreta. Percepção. Pierre Schaeffer.
Pierre Schaeffer’s theory of four functions of listening and its importance in the theoretical project of the Traité
Abstract: Pierre Schaeffer – engineer, musician, writer, inventor of concrete music – published in 1966 his Traité des objets musicaux, the result of a research that ran for at least 15 years with the cooperation of his research group (GRM – Groupe de Recherches Musicales), in which the author present his pursuit for a new generalized musicality, formulating a theory that aimed to substitute notions of music theory considered inappropriate to the musical practices of the time. Schaeffer’s research depart from an investigation on listening with the intent to lay down a research method that uses listening as a observation medium. In this article I’ll discuss a fundamental part of that listening investigation: the theory of the four listening functions as exposed on book II of the Traité. I’ll try to demonstrate how Schaeffer will, starting with a complex model, isolate certain aspects of perception making way to the concept of sound object and to the method of the reduced listening, discussing some o the assumptions and the implications of the schaefferian model.
Keywords: Listening. Concrete Music. Perception. Pierre Schaeffer.